Repository logo
 
Publication

Qualidade da experiência subjectiva no quotidiano escolar de adolescentes: Implicações desenvolvimentais e educacionais

dc.contributor.authorLima, Isabel
dc.contributor.authorFreire, Teresa
dc.date.accessioned2018-01-27T10:39:06Z
dc.date.available2018-01-27T10:39:06Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractNos últimos anos tem existido um crescente interesse por parte da comunidade científica pelo estudo da qualidade da experiência subjectiva do adolescente nos seus contextos de vida diários. De entre estes, destaca-se o contexto escolar, pela relevância que assume na construção da trajectória de vida do adolescente. O presente artigo tem como objectivo fazer uma revisão da investigação que tem sido desenvolvida no âmbito do estudo da qualidade da experiência subjectiva no contexto escolar, tendo como referencial teórico o Experience Fluctuation Model. Centrando-se, em particular, no conceito de experiência óptima, é discutido o seu impacto na qualidade da experiência escolar assim como na criação de oportunidades de aprendizagem óptima e no desenvolvimento de trajectórias educacionais positivas e gratificantes. Por fim, salientam-se os contributos desta perspectiva para a investigação e intervenção no contexto educativo.pt_PT
dc.description.abstractIn the last years a growing interest about the study of the quality of subjective experience in adolescents’ daily contexts has emerged in research community. Special attention has been devoted to the school context, attending its relevance in the construction of adolescent’s life trajectory. The main aim of this article is to present a revision of empirical research conducted in the field of the subjective quality of experience in the school context, considering the theoretical and empirical model – The Experience Fluctuation Model. Focusing, specifically, in the concept of optimal experience, its impact in fostering the quality of school experience and in providing opportunities for optimal learning as well as for the development of positive life trajectories are discussed. Finally, the contributions of this perspective for research and intervention in educational contexts are highlighted.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 27(4), 523-534.pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6127
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagem óptimapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento positivopt_PT
dc.subjectExperiência óptimapt_PT
dc.subjectPsicologia positivapt_PT
dc.subjectQualidade da experiênciapt_PT
dc.subjectOptimal experiencept_PT
dc.subjectOptimal learningpt_PT
dc.subjectPositive developmentpt_PT
dc.subjectPositive psychologypt_PT
dc.subjectQuality of experiencept_PT
dc.titleQualidade da experiência subjectiva no quotidiano escolar de adolescentes: Implicações desenvolvimentais e educacionaispt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage534pt_PT
oaire.citation.issue27pt_PT
oaire.citation.startPage523pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume4pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2009_27(4)_523.pdf
Size:
91.52 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: