Repository logo
 
Publication

Como ocorrem os processos de planificação no contexto educativo de prática supervisionada?

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorMartins, Margarida Alves
dc.contributor.authorPereira, Mariana Pedrosa Alves
dc.date.accessioned2024-03-27T17:05:19Z
dc.date.available2024-03-27T17:05:19Z
dc.date.issued2023-10-13
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensinopt_PT
dc.description.abstractO presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada foi concretizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, integrado no ISPA – Instituto Universitário, e decorre da prática supervisionada concretizada num contexto educativo de 1º ciclo do ensino básico. Este descreve o processo investigativo desenvolvido numa turma de 3º ano de escolaridade, inserida numa instituição pública de educação, cujas dinâmicas diárias de trabalho integram o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. Destas dinâmicas, destacaram-se as que correspondiam à gestão e regulação temporal do grupo, e, particularmente, os processos, dialógicos e negociais, de coconstrução cooperada das planificações semanais nos blocos letivos de ‘Conselho de Cooperação’. Este estudo orientou-se segundo uma metodologia qualitativa, assente em instrumentos de recolha e tratamento de dados como a observação participante e sistemática, as notas de campo, registos fotográficos e gravações de áudio, obtidas, essencialmente, em períodos de ‘Conselho de Cooperação’ da turma, e suas transcrições, posteriormente submetidas a uma análise discursiva, segundo uma categorização desta emergente, estruturada em grelhas de análise de dados. O processo de análise crítica e reflexiva da informação recolhida permitiu dar resposta às questões orientadoras formuladas e, nomeadamente, entender como ocorrem os processos de planificação no contexto da prática de ensino supervisionada. A análise considerou a participação e o envolvimento dos elementos do grupo nesses processos negociais, relevandose o diálogo, a comunicação e a cooperação como desígnios fundamentais destes, corroborados pelos princípios democráticos do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna que os sustentam.pt_PT
dc.description.abstract; ; l; ; .pt_PT
dc.identifier.tid203560787pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/9703
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectPlanificaçãopt_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.subjectConselho de cooperaçãopt_PT
dc.subjectMovimento da Escola Modernapt_PT
dc.subject1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectplanningpt_PT
dc.subjectparticipationpt_PT
dc.subjectClass cooperation councilpt_PT
dc.subjectPortuguese Modern School Movementpt_PT
dc.subject1st Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.titleComo ocorrem os processos de planificação no contexto educativo de prática supervisionada?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
27362_Mariana Pereira_RPES.pdf
Size:
1.33 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: