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Como ocorrem os processos de planificação no contexto educativo de prática supervisionada?
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Martins, Margarida Alves | |
dc.contributor.author | Pereira, Mariana Pedrosa Alves | |
dc.date.accessioned | 2024-03-27T17:05:19Z | |
dc.date.available | 2024-03-27T17:05:19Z | |
dc.date.issued | 2023-10-13 | |
dc.description | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada foi concretizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, integrado no ISPA – Instituto Universitário, e decorre da prática supervisionada concretizada num contexto educativo de 1º ciclo do ensino básico. Este descreve o processo investigativo desenvolvido numa turma de 3º ano de escolaridade, inserida numa instituição pública de educação, cujas dinâmicas diárias de trabalho integram o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. Destas dinâmicas, destacaram-se as que correspondiam à gestão e regulação temporal do grupo, e, particularmente, os processos, dialógicos e negociais, de coconstrução cooperada das planificações semanais nos blocos letivos de ‘Conselho de Cooperação’. Este estudo orientou-se segundo uma metodologia qualitativa, assente em instrumentos de recolha e tratamento de dados como a observação participante e sistemática, as notas de campo, registos fotográficos e gravações de áudio, obtidas, essencialmente, em períodos de ‘Conselho de Cooperação’ da turma, e suas transcrições, posteriormente submetidas a uma análise discursiva, segundo uma categorização desta emergente, estruturada em grelhas de análise de dados. O processo de análise crítica e reflexiva da informação recolhida permitiu dar resposta às questões orientadoras formuladas e, nomeadamente, entender como ocorrem os processos de planificação no contexto da prática de ensino supervisionada. A análise considerou a participação e o envolvimento dos elementos do grupo nesses processos negociais, relevandose o diálogo, a comunicação e a cooperação como desígnios fundamentais destes, corroborados pelos princípios democráticos do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna que os sustentam. | pt_PT |
dc.description.abstract | ; ; l; ; . | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203560787 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/9703 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Planificação | pt_PT |
dc.subject | Participação | pt_PT |
dc.subject | Conselho de cooperação | pt_PT |
dc.subject | Movimento da Escola Moderna | pt_PT |
dc.subject | 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | planning | pt_PT |
dc.subject | participation | pt_PT |
dc.subject | Class cooperation council | pt_PT |
dc.subject | Portuguese Modern School Movement | pt_PT |
dc.subject | 1st Cycle of Basic Education | pt_PT |
dc.title | Como ocorrem os processos de planificação no contexto educativo de prática supervisionada? | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |