Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.33 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada foi concretizado no âmbito
do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, integrado no
ISPA – Instituto Universitário, e decorre da prática supervisionada concretizada num contexto
educativo de 1º ciclo do ensino básico.
Este descreve o processo investigativo desenvolvido numa turma de 3º ano de
escolaridade, inserida numa instituição pública de educação, cujas dinâmicas diárias de
trabalho integram o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. Destas
dinâmicas, destacaram-se as que correspondiam à gestão e regulação temporal do grupo, e,
particularmente, os processos, dialógicos e negociais, de coconstrução cooperada das
planificações semanais nos blocos letivos de ‘Conselho de Cooperação’.
Este estudo orientou-se segundo uma metodologia qualitativa, assente em
instrumentos de recolha e tratamento de dados como a observação participante e sistemática,
as notas de campo, registos fotográficos e gravações de áudio, obtidas, essencialmente, em
períodos de ‘Conselho de Cooperação’ da turma, e suas transcrições, posteriormente
submetidas a uma análise discursiva, segundo uma categorização desta emergente, estruturada
em grelhas de análise de dados.
O processo de análise crítica e reflexiva da informação recolhida permitiu dar resposta
às questões orientadoras formuladas e, nomeadamente, entender como ocorrem os processos
de planificação no contexto da prática de ensino supervisionada. A análise considerou a
participação e o envolvimento dos elementos do grupo nesses processos negociais, relevandose o diálogo, a comunicação e a cooperação como desígnios fundamentais destes,
corroborados pelos princípios democráticos do modelo pedagógico do Movimento da Escola
Moderna que os sustentam.
; ; l; ; .
; ; l; ; .
Description
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
apresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau
de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino
Keywords
Planificação Participação Conselho de cooperação Movimento da Escola Moderna 1º Ciclo do Ensino Básico planning participation Class cooperation council Portuguese Modern School Movement 1st Cycle of Basic Education