Repository logo
 
Publication

Hábitos e práticas de leitura de crianças do pré-escolar

dc.contributor.authorFernandes, Joana Rita de Freitas Fuschini
dc.date.accessioned2011-04-16T15:13:35Z
dc.date.available2011-04-16T15:13:35Z
dc.date.issued2007
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia Educacionalpor
dc.description.abstractO presente trabalho teve como principais objectivos o esclarecimento da relação existente entre os hábitos de leitura das crianças e os seus conhecimentos de literacia. Pretendeu ainda averiguar a relação entre a motivação para a leitura e as competências de literacia em crianças dos 3 aos 5 anos. Para cumprir estes objectivos, elaborou-se um estudo correlacional, para o qual foi seleccionada uma amostra de 80 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, que frequentavam o mesmo jardim-de-infância, com estatuto de IPSS, em Lisboa e os seus respectivos pais (51). Caracterizaram-se as práticas de literacia familiares e avaliou-se o conhecimento das crianças sobre histórias infantis, de funcionalidade, de vocabulário o nível de conceptual e, também, de motivação em que as crianças se encontram relativamente à linguagem escrita. Os resultados indicaram que as crianças que têm mais hábitos de leitura constroem mais conceptualizações, sabem mais acerca da funcionalidade e têm mais vocabulário. Este estudo, apesar das suas limitações, permitiu dar a conhecer a temática da entrada precoce no mundo da leitura e da escrita àqueles que, por norma, não têm acesso a ela (pais, educadores e crianças) Esperando, assim, ter contribuído para a promoção da literacia, tanto a nível da família como da escola (jardim-de-infância).por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/506
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.subjectPsicologia educacionalpor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subjectInstrumentospor
dc.subjectLiteraciapor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectEducational psychologypor
dc.subjectReadingpor
dc.subjectPreschool educationpor
dc.subjectInstrumentspor
dc.titleHábitos e práticas de leitura de crianças do pré-escolarpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM FERN-JR1.pdf
Size:
6.12 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: