Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Hábitos e práticas de leitura de crianças do pré-escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM FERN-JR1.pdf6.12 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente trabalho teve como principais objectivos o esclarecimento da relação existente entre os hábitos de leitura das crianças e os seus conhecimentos de literacia. Pretendeu ainda averiguar a relação entre a motivação para a leitura e as competências de literacia em crianças dos 3 aos 5 anos. Para cumprir estes objectivos, elaborou-se um estudo correlacional, para o qual foi seleccionada uma amostra de 80 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, que frequentavam o mesmo jardim-de-infância, com estatuto de IPSS, em Lisboa e os seus respectivos pais (51). Caracterizaram-se as práticas de literacia familiares e avaliou-se o conhecimento das crianças sobre histórias infantis, de funcionalidade, de vocabulário o nível de conceptual e, também, de motivação em que as crianças se encontram relativamente à linguagem escrita. Os resultados indicaram que as crianças que têm mais hábitos de leitura constroem mais conceptualizações, sabem mais acerca da funcionalidade e têm mais vocabulário. Este estudo, apesar das suas limitações, permitiu dar a conhecer a temática da entrada precoce no mundo da leitura e da escrita àqueles que, por norma, não têm acesso a ela (pais, educadores e crianças) Esperando, assim, ter contribuído para a promoção da literacia, tanto a nível da família como da escola (jardim-de-infância).

Description

Dissertação de mestrado em Psicologia Educacional

Keywords

Psicologia educacional Leitura Educação pré-escolar Instrumentos Literacia Linguagem Educational psychology Reading Preschool education Instruments

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Psicologia Aplicada

CC License