Publication
Parentalidade positiva e empreendedora.
dc.contributor.author | Faria, Maria Cristina Campos de Sousa | |
dc.date.accessioned | 2017-05-17T18:31:15Z | |
dc.date.available | 2017-05-17T18:31:15Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | Os pais e as mães constituem modelos determinantes para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. A sua personalidade, motivação, estilo de vida e a forma como pensam, sentem, se expressam e actuam diante das situações da vida são factores orientadores do comportamento, temperamento e inteligência dos seus filhos. SerÔ de esperar que pais inteligentes, positivos, inovadores, resilientes e proactivos, detentores de um potencial empreendedor, possam proporcionar aos seus filhos uma vivência de ambientes favorÔveis ao desenvolvimento de uma inteligência empreendedora, e uma orientação positiva de vida, mostrando-lhes o caminho para ultrapassar obstÔculos (resiliência e pro-actividade) e tornar os seus sonhos em realidade (optimismo e esperança). Na abordagem do empreendedorismo e do sucesso podemos encontrar variÔveis psicológicas como, a necessidade de realização, assertividade, auto-confiança, autocontrole, a elevada tolerância para a ambiguidade e novidade, um pensamento divergente e positivo, uma necessidade de autonomia e independência. Por conseguinte, Como fazer e o que fazer para promover nos pais e mães uma parentalidade positiva e empreendedora? A partir da perspetiva da Psicologia Positiva e Empreendedorial e dos estudos sobre Parentalidade e Envolvimento Parental, o presente trabalho apresenta uma reflexão sobre os saberes e as prÔticas que permitem o desenvolvimento de competências positivas e empreendedoras do pai e das mãe de modo a que estes possam participar positivamente no desenvolvimento da mente e do potencial empreendedor do(a) seu/sua filho(a). | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prÔtica (1409-1420). Lisboa: ISPA - Instituto UniversitÔrio | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-15-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/5467 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | ISPA - Instituto Superior | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | CrianƧa | pt_PT |
dc.subject | CompetĆŖncias empreendedoras | pt_PT |
dc.subject | Parentalidade positiva | pt_PT |
dc.subject | Parentalidade empreendedora | pt_PT |
dc.title | Parentalidade positiva e empreendedora. | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 1420 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1409 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |