Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
179.37 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Os pais e as mães constituem modelos determinantes para o desenvolvimento e
aprendizagem das crianças. A sua personalidade, motivação, estilo de vida e a forma como
pensam, sentem, se expressam e actuam diante das situações da vida são factores orientadores do
comportamento, temperamento e inteligĆŖncia dos seus filhos. SerĆ” de esperar que pais inteligentes,
positivos, inovadores, resilientes e proactivos, detentores de um potencial empreendedor, possam
proporcionar aos seus filhos uma vivência de ambientes favorÔveis ao desenvolvimento de uma
inteligência empreendedora, e uma orientação positiva de vida, mostrando-lhes o caminho para
ultrapassar obstÔculos (resiliência e pro-actividade) e tornar os seus sonhos em realidade
(optimismo e esperanƧa).
Na abordagem do empreendedorismo e do sucesso podemos encontrar variÔveis psicológicas
como, a necessidade de realização, assertividade, auto-confiança, autocontrole, a elevada
tolerância para a ambiguidade e novidade, um pensamento divergente e positivo, uma necessidade
de autonomia e independĆŖncia. Por conseguinte, Como fazer e o que fazer para promover nos pais
e mães uma parentalidade positiva e empreendedora? A partir da perspetiva da Psicologia Positiva
e Empreendedorial e dos estudos sobre Parentalidade e Envolvimento Parental, o presente trabalho
apresenta uma reflexão sobre os saberes e as prÔticas que permitem o desenvolvimento de
competências positivas e empreendedoras do pai e das mãe de modo a que estes possam participar
positivamente no desenvolvimento da mente e do potencial empreendedor do(a) seu/sua filho(a).
Description
Keywords
Criança Competências empreendedoras Parentalidade positiva Parentalidade empreendedora
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prÔtica (1409-1420). Lisboa: ISPA - Instituto UniversitÔrio
Publisher
ISPA - Instituto Superior