Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Parentalidade positiva e empreendedora.

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CPE_12_1409-1420.pdf179.37 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Os pais e as mães constituem modelos determinantes para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. A sua personalidade, motivação, estilo de vida e a forma como pensam, sentem, se expressam e actuam diante das situações da vida são factores orientadores do comportamento, temperamento e inteligência dos seus filhos. SerÔ de esperar que pais inteligentes, positivos, inovadores, resilientes e proactivos, detentores de um potencial empreendedor, possam proporcionar aos seus filhos uma vivência de ambientes favorÔveis ao desenvolvimento de uma inteligência empreendedora, e uma orientação positiva de vida, mostrando-lhes o caminho para ultrapassar obstÔculos (resiliência e pro-actividade) e tornar os seus sonhos em realidade (optimismo e esperança). Na abordagem do empreendedorismo e do sucesso podemos encontrar variÔveis psicológicas como, a necessidade de realização, assertividade, auto-confiança, autocontrole, a elevada tolerância para a ambiguidade e novidade, um pensamento divergente e positivo, uma necessidade de autonomia e independência. Por conseguinte, Como fazer e o que fazer para promover nos pais e mães uma parentalidade positiva e empreendedora? A partir da perspetiva da Psicologia Positiva e Empreendedorial e dos estudos sobre Parentalidade e Envolvimento Parental, o presente trabalho apresenta uma reflexão sobre os saberes e as prÔticas que permitem o desenvolvimento de competências positivas e empreendedoras do pai e das mãe de modo a que estes possam participar positivamente no desenvolvimento da mente e do potencial empreendedor do(a) seu/sua filho(a).

Description

Keywords

Criança Competências empreendedoras Parentalidade positiva Parentalidade empreendedora

Citation

In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prÔtica (1409-1420). Lisboa: ISPA - Instituto UniversitÔrio

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue