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Authors
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Abstract(s)
Num momento em que a descentralização educativa para as autarquias, enquadrada num
conjunto de transformações políticas, económicas e sociais, assume maiores proporções,
equaciona-se, à luz do conceito de Cidade Educadora, a relevância da promoção da identidade
local e o papel que o psicólogo educacional pode desempenhar nesse enquadramento.
Palavras - chave: descentralização, autarquias e identidade local
“…se deve compreender a nova relevância do poder local. É o antídoto que a razão prática nos
vai prescrevendo contra os efeitos desintegradores da globalização”. (Villar, 2001: 3)
“ …no mundo contemporâneo, os objetivos da educação e o processo educativo são de tal
complexidade que nenhuma instituição educativa poderá ser suficiente para esta tarefa; a única
solução consiste em reestruturar a sociedade de tal forma que se possa comprometer todos os
seus segmentos e todas as suas instituições.” (Sicinski, 1990: 235)
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Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 849-858). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário