Repository logo
 
Publication

Língua gestual e leitura em crianças surdas: Estudo experimental de aplicação de um modelo bilingue

dc.contributor.advisorMartins, Maria Raquel Delgadopor
dc.contributor.authorAmaral, Maria Augusta Gomes Conde
dc.date.accessioned2012-08-06T13:24:52Z
dc.date.available2012-08-06T13:24:52Z
dc.date.issued2002
dc.descriptionTese de Doutoramento em Linguística Aplicada, apresentada à Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Departamento de Linguística Geral e Românicapor
dc.description.abstractO objectivo geral deste estudo é a avaliação de desenvolvimento das competências em leitura, por parte de um grupo de 48 crianças surdas profundas, adquiridas durante um ano em que se aplicou um modelo de educação bilingue. Além deste grupo de crianças que constituíram o grupo alvo elegemos dois grupos de controlo, um constituído por crianças surdas e outro por crianças ouvintes; estes dois grupos apresentavam características e experiências similares às do grupo alvo, exceptuando o facto de não estarem sujeitos a qualquer intervenção educativa específica. No estudo desenvolvido levantámos a hipótese de que os resultados em leitura seriam tanto melhores quanto maiores fossem: o desenvolvimento linguístico das crianças surdas em Língua Gestual Portuguesa e das crianças ouvintes em Língua Portuguesa; as suas capacidades metalinguísticas; a compreensão dos objectivos da leitura. Para testar estas hipóteses foram aplicadas provas aos três grupos da amostra (no início e final do ano a que o estudo se reporta), para avaliar o desenvolvimento linguístico, as capacidades metalinguísticas e o nível de compreensão dos objectivos da leitura da amostra; para avaliação dos resultados em leitura foi também aplicada uma prova no início e final do estudo. Os resultados revelaram que o grupo alvo foi o que apresentou um maior incremento de pontuação em todas estas provas, incluindo a de leitura, vindo a confirmar as hipóteses levantadas. Releva-se, assim, a importância do desenvolvimento linguístico e metalinguístico das crianças na aprendizagem da leitura, bem como a forma como a escola pode influir favoravelmente nas aprendizagens sempre que vai ao encontro das necessidades das crianças, no caso presente, através da aplicação de um modelo de educação bilingue que privilegiou o desenvolvimento e reflexão das crianças surdas sobre a sua língua e o Português escrito.por
dc.identifier.tid101105207
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/1626
dc.language.isoporpor
dc.publisherFaculdade de Letras, Universidade de Lisboapor
dc.subjectSurdospor
dc.subjectLinguísticapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectDesenvolvimentopor
dc.subjectInstrumentospor
dc.subjectDeafpor
dc.subjectLinguisticspor
dc.subjectLearningpor
dc.subjectDevelopmentpor
dc.subjectLanguagepor
dc.subjectInstrumentspor
dc.titleLíngua gestual e leitura em crianças surdas: Estudo experimental de aplicação de um modelo bilinguepor
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typedoctoralThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TES AMAR M1.pdf
Size:
168.68 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: