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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A influência do contexto social, tanto na família
como na escola, não tem sido sistematicamente explorada
nos trabalhos realizados sobre o nível de desenvolvimento
cognitivo piagetiano dos alunos. O presente
estudo pretende contribuir para uma melhor compreensão
do modo como o nível de desenvolvimento
cognitivo pode ser determinado pelo contexto social
e ainda das suas relações com o aproveitamento na
escola. As análises apresentadas nesta investigação,
realizada no contexto da aula de ciências, têm em
conta variáveis cruciais como a classe social, a raça,
o sexo, a idade, a prática pedagógica e o aproveitamento
em particular nas competências cognitivas que
requerem um elevado nível de abstração. Foi dada
também especial atenção às relações com a orientação
de codificação. Os resultados mostram uma influência
mútua da família e da escola no nível de desenvolvimento
cognitivo dos alunos e no seu aproveitamento
nas competências complexas. A relação entre o nível
cognitivo e o aproveitamento parece ser mediada pela
orientação de codificação, que surge como um factor
sociológico de grande importância no sucesso dos
alunos em Ciências.
Description
Keywords
Pedagogical Context
Citation
Análise Psicológica, 10 (4), 515-530
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada