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A prática pedagógica do ano de estágio: Percepções e expectativas dos formandos e formadores

dc.contributor.authorNascimento, Lígia da Costa
dc.date.accessioned2011-08-11T11:10:12Z
dc.date.available2011-08-11T11:10:12Z
dc.date.issued2004
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia Educacionalpor
dc.description.abstractO trabalho apresentado teve como objecto de estudo a formação inicial de professores do 1o ciclo, mais especificamente, a prática pedagógica no ano de estágio (4o ano). Pretendeu-se com este estudo perceber como é que os diferentes actores (formandos, professores cooperantes, orientadores/coordenadores e tutores) percepcionam a prática pedagógica no ano de estágio. Assim, são objectivos deste estudo: a) identificar as expectativas de formandos e formadores acerca das competências e conhecimentos a adquirir na Prática Pedagógica; b) identificar quais as percepções dos formadores e formandos acerca das dificuldades sentidas por estes últimos no inicio da Prática Pedagógica; c) conhecer as percepções dos formadores e formandos sobre organização, funcionamento e avaliação da Prática Pedagógica; d) conhecer as expectativas dos formandos sobre os formadores e vice-versa; e) identificar modelos de práticas de supervisão por parte dos orientadores/ coordenadores, tutores e cooperantes; f) identificar críticas à organização e funcionamento da Prática Pedagógica no ano de estágio e sugestões para o seu melhoramento. Pretendeu-se ainda, perceber como os formandos percepcionam a profissão de professor e a formação recebida até ao ano de estágio e a sua articulação com o mesmo. O estudo decorreu em duas Instituições de formação inicial de professores do 1o ciclo e fizeram parte da amostra: dez formandos, oito professores cooperantes, dois orientadores/coordenadores, de cada uma das instituições, e ainda, oito professores tutores de uma das instituições. No presente trabalho recorreu-se a metodologias de natureza essencialmente descritiva e qualitativa num quadro de estudo exploratório do objecto de estudo. Na recolha e análise de dados foram utilizadas: análise documental (planos de estudos, directrizes para a Prática Pedagógica, e instrumentos da avaliação da prática pedagógica) e entrevistas semi-directivas (análise das opiniões dos formandos e formadores que constituíam a amostra). Apesar de se tratar de duas instituições de formação com planos de estudos, organizações e funcionamentos diferentes, os resultados obtidos no estudo evidenciaram algumas convergências nas opiniões dos formandos e formadores relativamente a alguns aspectos críticos que apontam para a necessidade de: uma reformulação do plano de estudos; uma formação específica para os professores cooperantes; maior participação do professor cooperante na avaliação da prática pedagógica e uma reestruturação na colaboração entre as escolas de formação e escolas de estágio.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/724
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.subjectPsicologia educacionalpor
dc.subjectExpectativaspor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectEducational psychologypor
dc.subjectExpectationspor
dc.subjectTeachingpor
dc.subjectEducational trainingpor
dc.subjectEvaluationpor
dc.titleA prática pedagógica do ano de estágio: Percepções e expectativas dos formandos e formadorespor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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