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Abstract(s)
O trabalho apresentado teve como objecto de estudo a formação inicial de professores do 1o ciclo, mais especificamente, a prática pedagógica no ano de estágio (4o ano). Pretendeu-se com este estudo perceber como é que os diferentes actores (formandos, professores cooperantes, orientadores/coordenadores e tutores) percepcionam a prática pedagógica no ano de estágio. Assim, são objectivos deste estudo: a) identificar as expectativas de formandos e formadores acerca das competências e conhecimentos a adquirir na Prática Pedagógica; b) identificar quais as percepções dos formadores e formandos acerca das dificuldades sentidas por estes últimos no inicio da Prática Pedagógica; c) conhecer as percepções dos formadores e formandos sobre organização, funcionamento e avaliação da Prática Pedagógica; d) conhecer as expectativas dos formandos sobre os formadores e vice-versa; e) identificar modelos de práticas de supervisão por parte dos orientadores/ coordenadores, tutores e cooperantes; f) identificar críticas à organização e funcionamento da Prática Pedagógica no ano de estágio e sugestões para o seu melhoramento. Pretendeu-se ainda, perceber como os formandos percepcionam a profissão de professor e a formação recebida até ao ano de estágio e a sua articulação com o mesmo.
O estudo decorreu em duas Instituições de formação inicial de professores do 1o ciclo e fizeram parte da amostra: dez formandos, oito professores cooperantes, dois orientadores/coordenadores, de cada uma das instituições, e ainda, oito professores tutores de uma das instituições.
No presente trabalho recorreu-se a metodologias de natureza essencialmente descritiva e qualitativa num quadro de estudo exploratório do objecto de estudo. Na recolha e análise de dados foram utilizadas: análise documental (planos de estudos, directrizes para a Prática Pedagógica, e instrumentos da avaliação da prática pedagógica) e entrevistas semi-directivas (análise das opiniões dos formandos e formadores que constituíam a amostra).
Apesar de se tratar de duas instituições de formação com planos de estudos, organizações e funcionamentos diferentes, os resultados obtidos no estudo
evidenciaram algumas convergências nas opiniões dos formandos e formadores relativamente a alguns aspectos críticos que apontam para a necessidade de: uma reformulação do plano de estudos; uma formação específica para os professores cooperantes; maior participação do professor cooperante na avaliação da prática pedagógica e uma reestruturação na colaboração entre as escolas de formação e escolas de estágio.
Description
Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
Keywords
Psicologia educacional Expectativas Ensino Formação Avaliação Educational psychology Expectations Teaching Educational training Evaluation
Citation
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada