Repository logo
 
Publication

Como os professores lidam com os erros dos alunos

dc.contributor.authorInácio, Maria Alice Pereira
dc.date.accessioned2011-07-04T20:08:05Z
dc.date.available2011-07-04T20:08:05Z
dc.date.issued1997
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia Educacionalpor
dc.description.abstractEste trabalho pretende contribuir para a compreensão da forma como os professores lidam com os erros dos alunos. Considerando que o erro pode ser um elemento fundamental para o desenvolvimento do sistema cognitivo do sujeito, parece-nos importante perceber como os professores a ele reagem, e de que modo ele influencia a forma como estes planeiam as suas actividades para a sala de aula. Limitamos o nosso trabalho a um grupo de professores (cerca de 20) do 5° e 6o anos de escolaridade, e fizemos incidir o nosso estudo em erros relativos aos Números Decimais. Numa primeira fase, aplicamos um instrumento piloto a um grupo de alunos, de forma a determinarmos padrões de erros frequentes. Com base neste estudo, elaboramos uma Ficha de Trabalho constituída por quatro grupos de questões já respondidas, sendo o padrão de erro o mesmo em cada um desses grupos. Esta ficha foi, então, entregue a professores, sendo-lhes pedido que planificassem uma sessão de correcção de cada um dos grupos de questões da referida ficha, primeiro para a situação de classe, em seguida supondo que se referiam a um único aluno. Posteriormente foi pedido aos mesmos professores que respondessem a um breve questionário e a uma entrevista, relacionados com a mesma problemática. Pela análise efectuada parece poder-se concluir que os professores -embora manifestando grandes diferenças qualitativas no tratamento do erro quando em conversa individual com um aluno ou quando noutra situação - consideram, na sua generalidade, que a razão dos erros dos alunos é estes desconhecerem a teoria matemática implicada, ignorando possíveis causas inerentes ao funcionamento cognitivo humano. Neste trabalho, justifica-se a afirmação acima feita, explicitando-se as diferenças acima referidas. Esta investigação abre perspectivas para outras investigações e aponta para várias medidas que se considera urgente implementar, quer ao nível da formação inicial ou contínua de professores, quer ao nível do funcionamento da Escola. Estas perspectivas e mudanças são explicitadas neste trabalho.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/595
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.titleComo os professores lidam com os erros dos alunospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM INAC1.pdf
Size:
6.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: