Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
8.8 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho insere-se no estudo das práticas e dos processos de qualidade: optou-se pelo estudo de uma Escola diferente na sua organização e nos seus processos, dando assim a conhecer novas práticas inspiradoras de qualidade e de respeito pela heterogeneidade da população escolar.
A sua escolha baseou-se em literatura onde eram relatadas as suas práticas, diferentes das demais escolas, no contexto educativo nacional.
Após a aceitação por parte da escola da realização do nosso estudo, optou-se por analisar os processos decorridos na escola através dos indicadores de qualidade, procedendo-se a uma revisão de literatura que focasse aspectos de qualidade em escolas anteriormente estudadas, abordando-se também uma dimensão pedagógica das práticas de qualidade. Reviu-se literatura que tinha sido inspiradora na organização e no uso de determinados dispositivos escolares. Estes tipos de organização pedagógica teriam elas também de ser geradoras de processos de qualidade.
Assim, definiu-se como primeiro objectivo do estudo o descrever as práticas da escola de modo a perceber o modo de organização desta escola. Esta descrição permitirá desenvolver uma ligação contextualizada da literatura revista com as práticas executadas na escola.
O segundo objectivo do estudo, é o de cruzar a organização descrita no primeiro objectivo com os indicadores de qualidade e os modelos pedagógicos analisados de modo a se entender o tipo de organização e de trabalho praticado na escola escolhida para este estudo.
Sendo um estudo de caso duma instituição com um carácter qualitativo, este teve um primeiro momento de visitas e de integração no grupo de modo a que a nossa presença fosse aceite para melhor entender a organização e funcionamento da escola e para que na altura da recolha de informação, não existisse estranheza que causasse dificuldades na obtenção da informação. Procedeu-se posteriormente à recolha de dados em documentos oficiais, sendo aqui analisados com maior detalhe o Projecto Educativo da Escola e um Relatório de Avaliação Externa proposto pelo Ministério da Educação.
Outra fonte de recolha de dados foram as entrevistas, onde foram escolhidos e entrevistados aleatoriamente 24 alunos num total de 195; 8 professores num total de 27 e 4 encarregados de educação num total de 190, Foi escolhida a entrevista aberta de
11
modo a permitir ao entrevistado explorar os temas propostos, dando-nos assim uma informação da realidade presente em relação ao objecto do estudo.
Os resultados revelaram que é um projecto de qualidade, onde se destaca o trabalho diferenciado e a inclusão que é praticada na escola. É uma escola que respeita as crianças, permitindo que estas aprendam consoante o seu ritmo, os seus interesses e as suas vivências, ligando-as ao Currículo Nacional.
Existe uma cultura de solidariedade, cooperação e inclusão muito presentes, quer a nível dos alunos quer a nível dos professores, onde todos praticam a ajuda ao outro.
Aspectos menos positivos encontrados são o facto do aluno poder estar em determinados momentos do seu percurso de aprendizagem sozinho no meio do grupo e a existência de uma logística deficiente, mais especificamente, a falta de condições físicas para o elevado número de alunos que esta possui. Outro aspecto a considerar, é o facto duma parte do corpo docente não ser estável, levando a alterações dos seus quadros todos os anos.
O estudo teve resultados muito semelhantes ao realizado pela Comissão Externa de Avaliação do Ministério da Educação, podendo assim concluir-se que é uma escola de qualidade, com um projecto activo e dinâmico, também ele de qualidade, sendo por isso pertinente afirmar que este modelo de trabalho e de organização é um modelo de qualidade.
Description
Dissertação de mestrado em Psicologia Educacional
Keywords
Psicologia educacional Qualidade Avaliação Instrumento Inclusão Gestão Educational psychology Quality Assessment Inclusion Instrument Management
Citation
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada