Publication
O director da escola pública: Da unipessoalidade à democraticidade da liderança
| dc.contributor.author | Leal, Manuela | |
| dc.contributor.author | Carvalho, Maria João | |
| dc.date.accessioned | 2017-05-24T18:32:58Z | |
| dc.date.available | 2017-05-24T18:32:58Z | |
| dc.date.issued | 2012 | |
| dc.description.abstract | A investigação teve por objetivo de estudo o diretor da escola pública portuguesa com o intuito de perceber se é a constituição do órgão de gestão, colegial ou unipessoal, que determina a qualidade e a força das lideranças e, ainda, de equacionar a compatibilidade entre um modelo organizacional, teoricamente, mais centralizado e o exercício de uma liderança de participação democrática. A condição do líder da escola agora diretor ter sido o anterior presidente do conselho executivo deu consistência à possibilidade de tentarmos perceber se são os decretos que alteram, ou não, o comportamento do líder. Neste sentido, fizemos uso de um estudo de caso, e mobilizamos a técnica da entrevista, a observação não participante, a análise documental, as conversas informais e a análise de conteúdo. Foi possível concluir que não é a composição do órgão de gestão que determina a força das lideranças mas antes a capacidade dos líderes formais para envolverem os diversos atores na dinâmica organizacional. Os actores educativos deixaram perceber que a representação acerca do poder do diretor se reportava ao abstrato da norma e não à situação concreta experienciada pelos próprios. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 1243-1256). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário | pt_PT |
| dc.identifier.issn | 978-989-8384-15-7 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/5515 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Inexistente | pt_PT |
| dc.title | O director da escola pública: Da unipessoalidade à democraticidade da liderança | pt_PT |
| dc.type | conference object | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 1256 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 1243 | pt_PT |
| oaire.citation.title | 12º Colóquio de Psicologia e Educação | pt_PT |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
