Repository logo
 
Publication

Impacto do teatro playback na promoção dos direitos humanos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorGonzalez, António José
dc.contributor.authorRomero, Maria Carolina Caiado Pereira Barras
dc.date.accessioned2025-01-20T19:43:53Z
dc.date.available2025-01-20T19:43:53Z
dc.date.issued2024-12-19
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA - Instituto Universitários de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.pt_PT
dc.description.abstractO Teatro Playback (TP) consiste numa forma de teatro improvisado caracterizado pela sua capacidade de impulsionar mudanças sociais. Atualmente, não existem muitas investigações que procurem estudar o impacto do TP na promoção dos Direitos Humanos. Esta investigação pretende investigar o uso do Teatro Playback como uma ferramenta para impulsionar mudanças nas atitudes em relação aos Direitos Humanos em contexto escolar. Para isso, foram realizados 2 questionários em duas fases (pré-teste e pós-teste) e 9 campanhas de TP em 29 turmas da área Metropolitana de Lisboa que participaram no Projeto “Dar Palco à Diferença”. Responderam ao primeiro questionário aplicado 281 alunos e no segundo momento de aplicação foi possível contar com a participação de 160 alunos. Foram realizadas análises estatísticas aos resultados obtidos nos questionários. Os resultados destacaram que não foi possível, de forma estatisticamente signicativa, comprovar que as Campanhas de TP tenham gerado efeito na melhoria das atitudes em relação aos Direitos Humanos dos participantes. Posteriormente, foram discutidas as limitações metodológicas e propostas para estudos futuros.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Playback Theatre (PT) is a form of improvised theater characterized by its ability to drive social change. Currently, there are not many investigations that study the impact of this form of theater on advocating for Human Rights. This research aims to investigate the use of Playback Theatre as a tool to drive changes in attitudes towards Human Rights in a school context. It was conducted 2 questionnaires in two phases (pre-test and post-test) and 9 TP campaigns in 29 classes from Lisbon Metropolitan Area that participated in the "Dar Palco à Diferença" project. 281 students responded successfully to the first questionnaire, and in the second hand, it was possible the participation of 160 students. Statistical analyses were conducted on the results obtained from the questionnaires. The results highlighted that it was not possible, in a statistically significant manner, to prove that the TP campaigns had an effect on improving the participants' attitudes towards Human Rights. Subsequently, the methodological limitations and proposals for future studies were discussed.pt_PT
dc.identifier.tid203793293pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/10234
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectTeatro playbackpt_PT
dc.subjectDireitos humanospt_PT
dc.subjectAnlise estatísticapt_PT
dc.subjectAdolescentespt_PT
dc.subjectPlayback theatrept_PT
dc.subjectHuman rightspt_PT
dc.subjectStatistical analysispt_PT
dc.subjectTeenagerspt_PT
dc.titleImpacto do teatro playback na promoção dos direitos humanospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
27742_Maria_Romero_dissertação.pdf
Size:
1.24 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: