Browsing by Issue Date, starting with "2024-12-19"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A existência escondida da violência filioparentalPublication . Santos, Carolina Maria Ruivo Morgado Lima dos; Pereira, Maria GouveiaA violência filioparental em Portugal, está cada vez a aumentar mais. Verifica-se também que este tipo de violência está a ter maior visibilidade pela comunidade científica e pelos psicólogos. A origem da violência filioparental demonstra-se associada aos conflitos interparentais que os filhos presenciam. Posto isto, este estudo focou-se principalmente em perceber a correlação entre os conflitos interparentais e a violência filioparental. Adicionalmente, foi relevante perceber o impacto de se percecionarem como culpabilizados e triangulados (variáveis mediadoras) nos conflitos interparentais, medeia a relação entre os conflitos interparentais e a violência filioparental. Além disso, pretendeu-se compreender se existe uma relação entre os filhos sentirem vergonha interna e externa, e a violência filioparental. Este estudo é composto por uma amostra de 176 jovens adultos portugueses com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos de idades. Esta é uma amostra aleatória e foi recolhida de forma online, onde foram aplicadas a Escala de Perceção de Conflitos Interparentais pelas Crianças, Adolescentes e Jovens Adultos, o Questionário de Agressão entre Filhos e Pais e a Escala da Vergonha Externa e Interna. Os resultados comprovaram que existe relação entre os filhos vivenciarem os conflitos interparentais e a realização de comportamentos de violência filioparental. Verificou-se também que os filhos ao se percecionarem como culpados e triangulados medeiam a relação entre os conflitos interparentais e a violência filioparental. Estes resultados demonstram a importância deste tema da violência filioparental, e porque é relevante existir mais literatura sobre este tema em Portugal.
- Comportamentos autolesivos em adolescentes: Narrativas pessoais e o pedido de ajudaPublication . Viegas, Maria João Rocha; Pereira, Maria GouveiaOs comportamentos autolesivos nos adolescentes são um fenómeno crescente. Contudo, apesar da necessidade de intervenção nesses casos, a maior parte dos adolescentes com estes comportamentos raramente pede ajuda. Desta forma, o presente estudo visa explorar as narrativas das experiências subjetivas dos adolescentes em relação aos seus comportamentos autolesivos, identificando os fatores emocionais, sociais e contextuais que contribuem para a prática desses comportamentos e, em simultâneo, investigar as barreiras e facilitadores percebidos pelos adolescentes para procurar ajuda. Para tal, foi construído um guião para uma entrevista semidiretiva aplicada a 10 adolescentes, com idades entre os 13 e os 19 anos, recrutados no meio clínico que praticaram comportamentos autolesivos pelo menos uma vez na vida. As entrevistas foram sujeitas a uma análise de conteúdo. Em termos gerais, a análise das narrativas revelou sobretudo uma grande influência do estigma, tanto social como interno, enquanto uma barreira significativa ao pedido de ajuda. Outros fatores, nomeadamente o ambiente familiar e o contacto com profissionais de saúde influenciam igualmente a abertura dos adolescentes para procurar ajuda. Os resultados, bem como as narrativas, indicam que a promoção da literacia em saúde mental, especialmente em ambientes escolares, pode desempenhar um papel essencial na desconstrução de mitos e preconceitos relativamente aos comportamentos autolesivos, o que pode facilitar e impulsionar os adolescentes a pedir ajuda quando esta é necessária.
- Impacto do teatro playback na promoção dos direitos humanosPublication . Romero, Maria Carolina Caiado Pereira Barras; Gonzalez, António JoséO Teatro Playback (TP) consiste numa forma de teatro improvisado caracterizado pela sua capacidade de impulsionar mudanças sociais. Atualmente, não existem muitas investigações que procurem estudar o impacto do TP na promoção dos Direitos Humanos. Esta investigação pretende investigar o uso do Teatro Playback como uma ferramenta para impulsionar mudanças nas atitudes em relação aos Direitos Humanos em contexto escolar. Para isso, foram realizados 2 questionários em duas fases (pré-teste e pós-teste) e 9 campanhas de TP em 29 turmas da área Metropolitana de Lisboa que participaram no Projeto “Dar Palco à Diferença”. Responderam ao primeiro questionário aplicado 281 alunos e no segundo momento de aplicação foi possível contar com a participação de 160 alunos. Foram realizadas análises estatísticas aos resultados obtidos nos questionários. Os resultados destacaram que não foi possível, de forma estatisticamente signicativa, comprovar que as Campanhas de TP tenham gerado efeito na melhoria das atitudes em relação aos Direitos Humanos dos participantes. Posteriormente, foram discutidas as limitações metodológicas e propostas para estudos futuros.
- Impact of parity and salivary hormonal levels on motivation toward infant emotions.Publication . Sinisalo, Hanneli; Hahn, Amanda C.; Jones, Benedict C.; Bakermans-Kranenburg, Marian J.; Peltola, Mikko J.Infant faces have been shown to be particularly motivating stimuli for women. No studies, however, have compared mothers and nonmothers in whether parity modulates approach motivation toward emotional infant faces. We studied 54 Finnish first-time mothers and 42 nonmothers in a pay-per-view key-press task wheretheparticipants wereshown20infantfaceswithsmilingandcryingexpressions.Participantswere able to adjust the time each face was visible. In addition, salivary testosterone, estradiol, and cortisol levels were measured and their impact on motivation toward infants analyzed. When controlling for the hormonal levels, happy infant faces were viewed longer than crying faces and there was no difference in mean viewing times between mothers and nonmothers. An interaction between parity and emotion emerged: Mothers were more motivated to view happy faces and less motivated to view crying infant faces than nonmothers. Testosterone had a significant effect on viewing times: The higher the testosterone levels were, the shorter amount of time infant faces were viewed. This indicates that testosterone is inversely associated with approach motivation to emotional infant stimuli. This study is the first to compare mothers and nonmothers in a task measuring motivational responses to infant stimuli and indicates that the difference between the approach motivation caused by happy and distressed infant emotions might be more heightened in new mothers.