Publication
Envolvimento das famílias no processo educativo: Perspetiva de futuros profissionais
dc.contributor.author | Mata, Lourdes | |
dc.contributor.author | Pacheco, Patrícia | |
dc.contributor.author | Brito, Ana Teresa | |
dc.contributor.author | Pereira, Mónica | |
dc.contributor.author | Cabral, Sónia | |
dc.date.accessioned | 2023-07-24T12:05:12Z | |
dc.date.available | 2023-07-24T12:05:12Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | São hoje evidentes os benefícios da participação das famílias na educação para crianças, famílias e profissionais. No entanto, trabalhos recentes têm mostrado que nem sempre existe uma abordagem intencional e estruturada na formação inicial de futuros profissionais na área do envolvimento parental. Assim, este estudo teve como objetivo caraterizar as perceções das/ dos estudantes dos Mestrados em Educação Pré-Escolar e em Educação Pré- -Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre a sua formação nesta área e sobre a problemática do envolvimento e participação das famílias na educação. Participaram 379 estudantes de 18 instituições de diferentes regiões de Portugal. As questões colocadas focavam aspetos relativos à sua formação, a ações/atividades desenvolvidas conducentes ao envolvimento parental e às dificuldades e benefícios decorrentes da participação das famílias. Os resultados revelaram que as/os estudantes identificavam várias atividades a promover, com destaque para as realizadas em contexto escolar, em detrimento da participação em casa e do processo de comunicação. Os desafios inerentes à participação das famílias direcionavam-se, maioritariamente, para os constrangimentos destas e menos para os profissionais ou para o contexto. Os benefícios identificados foram, essencialmente, para as crianças. A análise das perceções das/dos estudantes face à formação evidenciou que aqueles que avaliaram mais positivamente a formação realizada, não só tiveram tendência para identificar mais ações/atividades e benefícios associados à participação das famílias, como mostraram uma perspetiva mais abrangente sobre as dificuldades com que se poderão deparar. Estes resultados serão discutidos face à literatura existente, tanto relativamente ao envolvimento parental (práticas, barreiras, estratégias, competências), como também à necessidade de formação explícita nesta área | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Mata, L., Pacheco, P., Brito, A. T., Pereira, M., & Cabral, S. (2022). Families’ participation in education: Pre-service teachers’ perspectives. Revista Portuguesa de Educação, 35(2), 263–290. https://doi.org/10.21814/rpe.24634 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.21814/rpe.24634 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 21830452 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/9240 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Center for Research in Education, Institute of Education of the University of Minho | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Formação inicial docente | pt_PT |
dc.subject | Parceria com famílias | pt_PT |
dc.subject | Práticas de envolvimento | pt_PT |
dc.subject | Benefícios | pt_PT |
dc.subject | Dificuldades do envolvimento | pt_PT |
dc.title | Envolvimento das famílias no processo educativo: Perspetiva de futuros profissionais | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 290 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 2 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 163 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Portuguesa de Educação | pt_PT |
oaire.citation.volume | 35 | pt_PT |
person.familyName | Mata | |
person.familyName | Costa Cabral | |
person.givenName | Lourdes | |
person.givenName | Sónia Maria | |
person.identifier | B-3725-2019 | |
person.identifier.ciencia-id | F814-F2AA-F37F | |
person.identifier.ciencia-id | 8511-7EE6-E09F | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8645-246X | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2985-1928 | |
person.identifier.scopus-author-id | 38862217100 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 30f9d003-711c-4147-ba21-d8cb6303f85c | |
relation.isAuthorOfPublication | 1ddfea55-8088-4f17-af18-573661c34faf | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 1ddfea55-8088-4f17-af18-573661c34faf |