Repository logo
 
Publication

Envolvimento das famílias no processo educativo: Perspetiva de futuros profissionais

dc.contributor.authorMata, Lourdes
dc.contributor.authorPacheco, Patrícia
dc.contributor.authorBrito, Ana Teresa
dc.contributor.authorPereira, Mónica
dc.contributor.authorCabral, Sónia
dc.date.accessioned2023-07-24T12:05:12Z
dc.date.available2023-07-24T12:05:12Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractSão hoje evidentes os benefícios da participação das famílias na educação para crianças, famílias e profissionais. No entanto, trabalhos recentes têm mostrado que nem sempre existe uma abordagem intencional e estruturada na formação inicial de futuros profissionais na área do envolvimento parental. Assim, este estudo teve como objetivo caraterizar as perceções das/ dos estudantes dos Mestrados em Educação Pré-Escolar e em Educação Pré- -Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre a sua formação nesta área e sobre a problemática do envolvimento e participação das famílias na educação. Participaram 379 estudantes de 18 instituições de diferentes regiões de Portugal. As questões colocadas focavam aspetos relativos à sua formação, a ações/atividades desenvolvidas conducentes ao envolvimento parental e às dificuldades e benefícios decorrentes da participação das famílias. Os resultados revelaram que as/os estudantes identificavam várias atividades a promover, com destaque para as realizadas em contexto escolar, em detrimento da participação em casa e do processo de comunicação. Os desafios inerentes à participação das famílias direcionavam-se, maioritariamente, para os constrangimentos destas e menos para os profissionais ou para o contexto. Os benefícios identificados foram, essencialmente, para as crianças. A análise das perceções das/dos estudantes face à formação evidenciou que aqueles que avaliaram mais positivamente a formação realizada, não só tiveram tendência para identificar mais ações/atividades e benefícios associados à participação das famílias, como mostraram uma perspetiva mais abrangente sobre as dificuldades com que se poderão deparar. Estes resultados serão discutidos face à literatura existente, tanto relativamente ao envolvimento parental (práticas, barreiras, estratégias, competências), como também à necessidade de formação explícita nesta áreapt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMata, L., Pacheco, P., Brito, A. T., Pereira, M., & Cabral, S. (2022). Families’ participation in education: Pre-service teachers’ perspectives. Revista Portuguesa de Educação, 35(2), 263–290. https://doi.org/10.21814/rpe.24634pt_PT
dc.identifier.doi10.21814/rpe.24634pt_PT
dc.identifier.issn21830452
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/9240
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCenter for Research in Education, Institute of Education of the University of Minhopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação inicial docentept_PT
dc.subjectParceria com famíliaspt_PT
dc.subjectPráticas de envolvimentopt_PT
dc.subjectBenefíciospt_PT
dc.subjectDificuldades do envolvimentopt_PT
dc.titleEnvolvimento das famílias no processo educativo: Perspetiva de futuros profissionaispt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.endPage290pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage163pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume35pt_PT
person.familyNameMata
person.familyNameCosta Cabral
person.givenNameLourdes
person.givenNameSónia Maria
person.identifierB-3725-2019
person.identifier.ciencia-idF814-F2AA-F37F
person.identifier.ciencia-id8511-7EE6-E09F
person.identifier.orcid0000-0001-8645-246X
person.identifier.orcid0000-0003-2985-1928
person.identifier.scopus-author-id38862217100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication30f9d003-711c-4147-ba21-d8cb6303f85c
relation.isAuthorOfPublication1ddfea55-8088-4f17-af18-573661c34faf
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1ddfea55-8088-4f17-af18-573661c34faf

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Revista Portuguesa de Educação.pdf
Size:
770.79 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: