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Advisor(s)
Abstract(s)
A Inteligência Emocional (IE) pode ser definida como a capacidade de monitorizar e
destrinçar os sentimentos e as emoções, próprias e dos outros, utilizando a informação como
guia do pensamento e da acção.
Esta característica conduz a que, em contexto organizacional, seja considerada como
um aspecto a destacar uma vez que surge relacionada com o desempenho individual,
associada a um determinado estilo de liderança (Bass e Avolio, 1990, cit. por Barbuto e
Burbach, 2006), estilo esse que por seu turno se associa ao estimular de comportamentos de
cidadania organizacional (CCO), também eles associados à IE (Pillai, Schriesheim e
Williams, 1999, cit. por Boerner, Eisenbeiss e Griesser, 2007).
O presente estudo decorre da análise de 90 díades, resultantes da auto-percepção e
hetero-percepção, recolhidas através da escala de Rego e Fernandes (2005) para a Inteligência
Emocional, do MLQ 5X short para as dimensões da liderança, do Employee Performance
Questionnaire, para os CCO, e das escalas de desempenho utilizadas na Câmara Municipal de
Lisboa.
Os resultados obtidos confirmam a existência de relação entre a IE da chefia com a
liderança total e com a liderança transformacional auto-percepcionada pelas chefias.
Confirmando-se igualmente a relação entre a IE da chefia com o desempenho dos
colaboradores no DHURS, tal como, a relação parcial entre a IE dos colaboradores com o
estilo de liderança hetero-percepcionado.
Description
Dissertação de mestrado em Comportamento Organizacional
Keywords
Comportamento organizacional Liderança Inteligencia emocional Emoções Desempenho Gestão Valores Organizational behaviour Leadership Emotional intelligence Emotions Performance Management Values
Citation
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada