Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Inteligência emocional, liderança e desempenho: Qual a relação?: Um caso na administração pública local

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM BAST-C1.pdf9.36 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A Inteligência Emocional (IE) pode ser definida como a capacidade de monitorizar e destrinçar os sentimentos e as emoções, próprias e dos outros, utilizando a informação como guia do pensamento e da acção. Esta característica conduz a que, em contexto organizacional, seja considerada como um aspecto a destacar uma vez que surge relacionada com o desempenho individual, associada a um determinado estilo de liderança (Bass e Avolio, 1990, cit. por Barbuto e Burbach, 2006), estilo esse que por seu turno se associa ao estimular de comportamentos de cidadania organizacional (CCO), também eles associados à IE (Pillai, Schriesheim e Williams, 1999, cit. por Boerner, Eisenbeiss e Griesser, 2007). O presente estudo decorre da análise de 90 díades, resultantes da auto-percepção e hetero-percepção, recolhidas através da escala de Rego e Fernandes (2005) para a Inteligência Emocional, do MLQ 5X short para as dimensões da liderança, do Employee Performance Questionnaire, para os CCO, e das escalas de desempenho utilizadas na Câmara Municipal de Lisboa. Os resultados obtidos confirmam a existência de relação entre a IE da chefia com a liderança total e com a liderança transformacional auto-percepcionada pelas chefias. Confirmando-se igualmente a relação entre a IE da chefia com o desempenho dos colaboradores no DHURS, tal como, a relação parcial entre a IE dos colaboradores com o estilo de liderança hetero-percepcionado.

Description

Dissertação de mestrado em Comportamento Organizacional

Keywords

Comportamento organizacional Liderança Inteligencia emocional Emoções Desempenho Gestão Valores Organizational behaviour Leadership Emotional intelligence Emotions Performance Management Values

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Psicologia Aplicada

CC License