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Advisor(s)
Abstract(s)
A partir de um quadro teórico bioecológico e transaccional, (Bronfenbrenner & Morris 1998, Sameroff & Fiese, 2000), este trabalho apresenta o estudo longitudinal de uma criança com síndroma de Down, nascida em 1994 que frequenta actualmente o 6° ano de escolaridade. Tem como objectivo analisar os factores que poderão ter contribuído para o sucesso de um processo de inclusão, a nível dos diferentes sistemas ecológicos. O estudo iniciou-se no momento do nascimento. Neste trabalho salientam-se os dados essencialmente qualitativos, recolhidos a partir da entrada na escolaridade obrigatória, em que, para além dos aspectos de adaptação familiar e interacção mãe-criança, foram também analisadas a evolução das aprendizagens e a participação social nos contexto extra-familiares. O processo de transição para o segundo ciclo, aos doze anos, mostrou as dificuldades que a escola tem para pôr em prática uma verdadeira Inclusão. Não sendo possível extrapolar os seus resultados, este estudo de caso mostra a
Interdependência de um conjunto de variáveis ecológicas na optimização das potencial idades de uma
criança com sindroma de Down. ------ ABSTRACT ------ Within an ecological and transactional model (Bronfenbre ner & Morris, 1998, Sameroff & Fiese,.2000), this paper presents a longitudinal case study of a Down syndrome child, born in 1994,
attending the 6th grade in a regular school setting. We aim to show the different factors that have
contributed for the success of this child's inclusion. The study begun immediately after birth but, in this
work we ernphasise data collected since lhe child entered compulsory school when we analysed both
familiar and school variables that could be related to learning acquisitions and social participation.
When the child was twelve, the transition process to a diferente school setting, showed how difficult it is
to achieve inclusion.
The data in this case study can not be generalised but show the interdependence of different ecological variables in the development of aDown syndrome child.
Description
Keywords
Síndrome Down Inclusão Down syndrome lnclusion
Citation
International Journal of Developmental and Educational Psychology, 3 (1), 117-124