Repository logo
 
Publication

A ecologia de uma inclusão de sucesso

dc.contributor.authorPimentel, Júlia van Zeller de Serpa
dc.date.accessioned2012-12-27T19:48:47Z
dc.date.available2012-12-27T19:48:47Z
dc.date.issued2008
dc.description.abstractA partir de um quadro teórico bioecológico e transaccional, (Bronfenbrenner & Morris 1998, Sameroff & Fiese, 2000), este trabalho apresenta o estudo longitudinal de uma criança com síndroma de Down, nascida em 1994 que frequenta actualmente o 6° ano de escolaridade. Tem como objectivo analisar os factores que poderão ter contribuído para o sucesso de um processo de inclusão, a nível dos diferentes sistemas ecológicos. O estudo iniciou-se no momento do nascimento. Neste trabalho salientam-se os dados essencialmente qualitativos, recolhidos a partir da entrada na escolaridade obrigatória, em que, para além dos aspectos de adaptação familiar e interacção mãe-criança, foram também analisadas a evolução das aprendizagens e a participação social nos contexto extra-familiares. O processo de transição para o segundo ciclo, aos doze anos, mostrou as dificuldades que a escola tem para pôr em prática uma verdadeira Inclusão. Não sendo possível extrapolar os seus resultados, este estudo de caso mostra a Interdependência de um conjunto de variáveis ecológicas na optimização das potencial idades de uma criança com sindroma de Down. ------ ABSTRACT ------ Within an ecological and transactional model (Bronfenbre ner & Morris, 1998, Sameroff & Fiese,.2000), this paper presents a longitudinal case study of a Down syndrome child, born in 1994, attending the 6th grade in a regular school setting. We aim to show the different factors that have contributed for the success of this child's inclusion. The study begun immediately after birth but, in this work we ernphasise data collected since lhe child entered compulsory school when we analysed both familiar and school variables that could be related to learning acquisitions and social participation. When the child was twelve, the transition process to a diferente school setting, showed how difficult it is to achieve inclusion. The data in this case study can not be generalised but show the interdependence of different ecological variables in the development of aDown syndrome child.por
dc.identifier.citationInternational Journal of Developmental and Educational Psychology, 3 (1), 117-124por
dc.identifier.issn0214-9877
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/1898
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherINFADpor
dc.subjectSíndrome Downpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectDown syndromepor
dc.subjectlnclusionpor
dc.titleA ecologia de uma inclusão de sucessopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBadajozpor
oaire.citation.endPage124por
oaire.citation.startPage117por
oaire.citation.titleInternational Journal of Developmental and Educational Psychologypor
oaire.citation.volume3por
person.familyNameSerpa Pimentel
person.givenNameJúlia
person.identifier.orcid0000-0002-3194-9660
person.identifier.scopus-author-id7006096030
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication6233b0ac-1918-4f7a-8eab-8208cd2bc9e4
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6233b0ac-1918-4f7a-8eab-8208cd2bc9e4

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
IRP 2008 1 117-124.pdf
Size:
10.71 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: