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Interação lúdica com os pares, aceitação social e amizades recíprocas em contexto pré-escolar
dc.contributor.advisor | Peixoto, Francisco José Brito | por |
dc.contributor.author | Monteiro, Eva da Conceição Baleia Vinagre | |
dc.date.accessioned | 2013-07-11T18:44:48Z | |
dc.date.available | 2013-07-11T18:44:48Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado apresentada ao Ispa - Instituto Universitário, na especialidade Psicologia Educacional | por |
dc.description.abstract | No contexto pré-escolar, as interacções lúdicas representam os principais processos através dos quais as crianças comunicam entre si e promovem relações que permitem desenvolver as competências necessárias a nível social. Diversos estudos salientam que a forma de brincar pode determinar a aceitação ou rejeição social e o desenvolvimento de amizades. O presente estudo tem como objectivo analisar a relação entre o tipo de comportamentos manifestados pelas crianças em actividades lúdicas e a aceitação social no grupo de pares, bem como o número de amizades recíprocas desenvolvidas nas relações diádicas. Participaram 128 crianças com idades entre os três e os cinco anos, a frequentar uma instituição da rede particular de ensino. De forma a avaliar a aceitação social e o número de amizades recíprocas, recorreu-se às medidas sociométricas, que resultam do conjunto de três tarefas: Nomeação, Escala de apreciação e Comparação entre pares. No sentido de analisar os comportamentos de interacção lúdica foi utilizada a PIPPS – Penn Interactive Peer Play Scale, versão portuguesa, adaptada de Fantuzzo et al. (1995), com 3 dimensões: Disrupção, Desconexão e Interacção positiva. Os resultados permitiram confirmar as hipóteses de estudo que apontam para que as crianças que manifestam comportamentos de interação positiva revelam uma maior aceitação por parte dos pares e um maior número de amizades recíprocas, enquanto que as crianças que manifestam comportamentos de disrupção e desconexão são alvo de uma menor aceitação social e apresentam um menor número de amizades recíprocas. | por |
dc.identifier.tid | 201087014 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/2303 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | ISPA - Instituto Universitário | por |
dc.subject | Brincar | por |
dc.subject | Interacção lúdica entre pares; | por |
dc.subject | Competência social | por |
dc.subject | Aceitação social | por |
dc.subject | Amizades recíprocas | por |
dc.title | Interação lúdica com os pares, aceitação social e amizades recíprocas em contexto pré-escolar | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |