Repository logo
 
Publication

Interação lúdica com os pares, aceitação social e amizades recíprocas em contexto pré-escolar

dc.contributor.advisorPeixoto, Francisco José Britopor
dc.contributor.authorMonteiro, Eva da Conceição Baleia Vinagre
dc.date.accessioned2013-07-11T18:44:48Z
dc.date.available2013-07-11T18:44:48Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao Ispa - Instituto Universitário, na especialidade Psicologia Educacionalpor
dc.description.abstractNo contexto pré-escolar, as interacções lúdicas representam os principais processos através dos quais as crianças comunicam entre si e promovem relações que permitem desenvolver as competências necessárias a nível social. Diversos estudos salientam que a forma de brincar pode determinar a aceitação ou rejeição social e o desenvolvimento de amizades. O presente estudo tem como objectivo analisar a relação entre o tipo de comportamentos manifestados pelas crianças em actividades lúdicas e a aceitação social no grupo de pares, bem como o número de amizades recíprocas desenvolvidas nas relações diádicas. Participaram 128 crianças com idades entre os três e os cinco anos, a frequentar uma instituição da rede particular de ensino. De forma a avaliar a aceitação social e o número de amizades recíprocas, recorreu-se às medidas sociométricas, que resultam do conjunto de três tarefas: Nomeação, Escala de apreciação e Comparação entre pares. No sentido de analisar os comportamentos de interacção lúdica foi utilizada a PIPPS – Penn Interactive Peer Play Scale, versão portuguesa, adaptada de Fantuzzo et al. (1995), com 3 dimensões: Disrupção, Desconexão e Interacção positiva. Os resultados permitiram confirmar as hipóteses de estudo que apontam para que as crianças que manifestam comportamentos de interação positiva revelam uma maior aceitação por parte dos pares e um maior número de amizades recíprocas, enquanto que as crianças que manifestam comportamentos de disrupção e desconexão são alvo de uma menor aceitação social e apresentam um menor número de amizades recíprocas.por
dc.identifier.tid201087014
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/2303
dc.language.isoporpor
dc.publisherISPA - Instituto Universitáriopor
dc.subjectBrincarpor
dc.subjectInteracção lúdica entre pares;por
dc.subjectCompetência socialpor
dc.subjectAceitação socialpor
dc.subjectAmizades recíprocaspor
dc.titleInteração lúdica com os pares, aceitação social e amizades recíprocas em contexto pré-escolarpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
15191.pdf
Size:
925.93 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: