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Abstract(s)
Este trabalho tem por objectivo explicitar em sujeitos adolescentes como o pensamento depende de estruturas psíquicas internas emocionais do materno e do feminino, utilizando como método e técnica o processo de resposta Rorschach.
De natureza essencialmente teórica e baseado na teoria psicanalítica Kleiniana e pós Kleiniana, este estudo não se inscreve num modelo empírico e experimental. Com apoio das considerações preconizadas por Raush Traubenberg, Chabert e Marques, este trabalho baseia-se numa técnica clínica projectiva - o Rorschach - e visa a transposição do conteúdo manifesto da resposta Rorschach para o seu conteúdo latente, abrindo assim um leque de re-significações internas às experiências emocionais do sujeito, que nos permitam aceder à compreensão do seu funcionamento mental.
Optámos pelo estudo dos protocolos de duas raparigas adolescentes, dado o processo adolescente ser um período extremamente rico e dinâmico, durante o qual são reactivadas e reelaboradas todas as questões relacionadas com as relações objectais primárias, entre as quais a relação com o materno e o feminino toma particular importância. Na rapariga a estruturação do materno e do feminino baseia-se numa lógica de circularidade interna, uma vez que ela tem de se distanciar inicialmente do objecto materno para se poder afirmar como independente dele e por fim, retornar a ele para poder aceder à sua identidade feminina sexual adulta, ainda que distinta do objecto materno inicial.
Partimos de uma perspectiva histórico-evolutiva do conceito do feminino dentro da teoria psicanalítica, que apesar de extensa, se torna essencial para a compreensão da evolução deste conceito.
Com o desenrolar do estudo, constatámos que na base da actividade do pensar repousa uma experiência afectiva, onde materno/feminino se constituem como uma relação continente/conteúdo mediada pelo mecanismo de identificação projectiva, de forma a atribuir uma significação interna à experiência emocional aqui revivida, quer na situação Rorschach quer na situação adolescente.
Considerámos que o Rorschach se constitui como um elemento privilegiado para compreender a fluidez mental do processo adolescente, dado a situação Rorschach também ela se basear na simbolização e na re-significação das experiências emocionais, por meio de um trabalho de integração, ligação, articulação e transformação entre objectos internos e externos, num vaivém contínuo/descontínuo entre dentro e fora, num aqui e num agora, presente passado, e futuro, visando a construção de um novo objecto renovado e enriquecido.
O Rorschach, quando utilizado numa linha de convergência e coerência interna entre teoria, técnica e método, constitui-se como um instrumento preciosíssimo à construção da verdade do sujeito. Psicólogo e sujeito reúnem-se numa experiência emociona! única, em que ambos participam na criação e reconstrução do conhecimento do sujeito observado, pela atribuição de novos sentidos e significações às experiências emocionais aqui vividas e revividas.
Description
Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica
Keywords
Psicologia clínica Teste de Rorschach Adolescência Psicanálise Desenvolvimento Identidade Feminilidade Estudo de caso Clinical psychology Rorschach test Adolescents Psychoanalysis Development Identity Femininity Case study
Citation
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada