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A escola como comunidade de aprendizagem profissional: Estudo de caso
dc.contributor.author | Almada, Ana Rodrigues Correia Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2010-12-22T12:39:29Z | |
dc.date.available | 2010-12-22T12:39:29Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description | Dissertação de mestrado em Psicologia Comunitária | por |
dc.description.abstract | Numa época de mudanças aceleradas que constantemente colocam novos desafios à escola e a uma educação de qualidade perspectivar a escola como comunidade de aprendizagem profissional parece ser um modelo promissor no campo educativo que tem em conta o contexto da escola e a diversidade de factores a actuarem sobre ela de forma interrelacionada e interdependente. A literatura identificou cinco dimensões em torno das quais as escolas eficazes se parecem organizar e que as definem como comunidades de aprendizagem profissional, com benefícios para a aprendizagem dos alunos, para as práticas dos professores e para mudanças na cultura da escola. No entanto, o conhecimento sobre como estas comunidades são criadas e como são sustentadas no tempo ainda carece de maior aprofundamento. O desenvolvimento de instrumentos que permitam aceder às condições internas de cada escola que facilitam ou inibem a mudança e, assim, implementar melhorias em torno dessas cinco dimensões, é uma mais-valia para aumentar a compreensão sobre esta temática. O presente estudo, de natureza qualitativa, tem como opção metodológica o estudo de caso, e procura iniciar o processo de adaptação de um questionário como instrumento de diagnóstico e avaliação de escolas enquanto comunidades de aprendizagem profissional e, com a informação recolhida através dele, traçar um diagnóstico possível da escola à luz da literatura sobre as escolas que se organizam como comunidades de aprendizagem profissional. Globalmente o instrumento revelou-se adequado e possibilitou a recolha de informação relevante para se traçar um diagnóstico da escola como comunidade de aprendizagem profissional. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/286 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | por |
dc.subject | Psicologia comunitária | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Entrevista | por |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | por |
dc.subject | Estudo de caso | por |
dc.subject | Comunidade | por |
dc.subject | Community psychology | por |
dc.subject | Learning | por |
dc.subject | Case study | por |
dc.subject | Community | por |
dc.title | A escola como comunidade de aprendizagem profissional: Estudo de caso | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |