Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
8.35 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Numa época de mudanças aceleradas que constantemente colocam novos desafios à escola e a uma educação de qualidade perspectivar a escola como comunidade de aprendizagem profissional parece ser um modelo promissor no campo educativo que tem em conta o contexto da escola e a diversidade de factores a actuarem sobre ela de forma interrelacionada e interdependente.
A literatura identificou cinco dimensões em torno das quais as escolas eficazes se parecem organizar e que as definem como comunidades de aprendizagem profissional, com benefícios para a aprendizagem dos alunos, para as práticas dos professores e para mudanças na cultura da escola. No entanto, o conhecimento sobre como estas comunidades são criadas e como são sustentadas no tempo ainda carece de maior aprofundamento.
O desenvolvimento de instrumentos que permitam aceder às condições internas de cada escola que facilitam ou inibem a mudança e, assim, implementar melhorias em torno dessas cinco dimensões, é uma mais-valia para aumentar a compreensão sobre esta temática.
O presente estudo, de natureza qualitativa, tem como opção metodológica o estudo de caso, e procura iniciar o processo de adaptação de um questionário como instrumento de diagnóstico e avaliação de escolas enquanto comunidades de aprendizagem profissional e, com a informação recolhida através dele, traçar um diagnóstico possível da escola à luz da literatura sobre as escolas que se organizam como comunidades de aprendizagem profissional.
Globalmente o instrumento revelou-se adequado e possibilitou a recolha de informação relevante para se traçar um diagnóstico da escola como comunidade de aprendizagem profissional.
Description
Dissertação de mestrado em Psicologia Comunitária
Keywords
Psicologia comunitária Aprendizagem Escola Entrevista Desenvolvimento profissional Estudo de caso Comunidade Community psychology Learning Case study Community
Citation
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada