Repository logo
 
Publication

Ser e sentir através da dança : Uma abordagem integrada e globalizante num contexto de educação de infância

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.authorCordeiro, Cátia Sofia Martins
dc.date.accessioned2022-01-17T12:22:30Z
dc.date.available2022-01-17T12:22:30Z
dc.date.issued2021-10-21
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Préescolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Supervisionada em Educação Pré-escolar. A Prática de Ensino Supervisionada (PES) decorreu num estabelecimento privado, numa sala de quatro anos do jardim-de-infância, composta por treze crianças. Esta investigação surge do meu interesse e contacto próximo pela dança, sendo esta pouco explorada hoje em dia. Desta forma, interessou-me compreender, através da implementação de um projeto, como as crianças percecionam e avaliam a(s) proposta(s) educativa(s) apresentadas, que estratégias contribuem para o desenvolvimento do sentido rítmico e de relação do corpo com o espaço e com os outros, e por fim, de que forma a educadora de infância e a professora de música/ dramática exploram a dança com as crianças. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo, em que os instrumentos de recolha de dados são a observação participante, a entrevista, o questionário e registos fotográficos. A análise dos resultados prende-se a dar resposta aos objetivos já referidos, com a intenção de conferir o tempo e importância que é dada a esta abordagem por parte das profissionais de educação, as estratégias adequadas a explorar na dança e também que impacto tem a dança no dia-a-dia das crianças. A realização desta investigação permitiume concluir que a dança é uma mais-valia no dia-a-dia das crianças, sendo vista como uma forma de bem-estar e um estado de felicidade, contudo, é urgente consciencializar a comunidade escolar sobre os contributos que a mesma pode oferecer, entendendo que esta interfere fortemente no desenvolvimento integral da criança.pt_PT
dc.description.abstractThis report was written in the scope of the curricular unit of the Supervised Teaching Practice in Preschool Education. The Supervised Teaching Practice (PES) took place in a private establishment, in a four-year-old kindergarten class, with thirteen children. This research arose from my interest and close contact with dance, which is little explored nowadays. Thus, I was interested in understanding, through the implementation of a project, how children perceive and evaluate the educational proposal(s) presented, what strategies contribute to the development of rhythmic sense and body relationship with space and with others, and finally, how the kindergarten teacher and the music/dramatic teacher explore dance with children. The methodology used is qualitative, in which the instruments for data collection are participant observation, interviews, questionnaires and photographic records. The analysis of the results is related to answer the objectives already mentioned, with the intention of checking the time and importance given to this approach by the educational professionals, the appropriate strategies to explore dance and also what impact dance has in the daily life of children. This research allowed me to conclude that dance is an asset in the daily lives of children, being seen as a form of wellbeing and a state of happiness, however, it is urgent to make the school community aware of the contributions that it can offer, understanding that it strongly interferes in the integral development of the child.pt_PT
dc.identifier.tid202834301pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/8429
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectPré-escolarpt_PT
dc.subjectDançapt_PT
dc.subjectMovimentopt_PT
dc.subjectEmoçõespt_PT
dc.subjectDesenvolvimento integralpt_PT
dc.subjectPreschoolpt_PT
dc.subjectDancept_PT
dc.subjectMovementpt_PT
dc.subjectEmotionspt_PT
dc.subjectIntegral developmentpt_PT
dc.titleSer e sentir através da dança : Uma abordagem integrada e globalizante num contexto de educação de infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
27199.pdf
Size:
1.44 MB
Format:
Adobe Portable Document Format