Repository logo
 
Publication

Sono, competĂȘncias e problemas em crianças em idade escolar

datacite.subject.fosCiĂȘncias Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorVerĂ­ssimo, Manuela
dc.contributor.authorRodrigues, InĂȘs Branco
dc.date.accessioned2019-01-24T19:27:57Z
dc.date.available2019-01-24T19:27:57Z
dc.date.issued2018-12
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA - Instituto UniversitĂĄrio para obtenção do grau de Mestre em NeurociĂȘncias Cognitivas e Comportamentaispt_PT
dc.description.abstractOs problemas de sono tĂȘm vindo a ser associados a problemas e competĂȘncias nas crianças. O presente estudo teve como objetivo analisar a relação entre sono e competĂȘncias/problemas reportadas pelos professores, em crianças. A amostra foi constituĂ­da por um total de 38 alunos, com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos. Os dados de sono foram recolhidos com recurso a actĂ­grafia (7 dias/noites) e a questionĂĄrios completados pelos pais (CSHQ). As medidas de competĂȘncias e problemas foram obtidas atravĂ©s do preenchimento de questionĂĄrios (TCRS) por parte dos professores. Observou-se que a Hora de deitar geral estĂĄ associada de forma negativa Ă  Assertividade social; e que a Hora de levantar ao fim de semana estĂĄ associada de forma positiva com os Problemas de aprendizagem, e de forma negativa a Bom aluno/Orientação para tarefas. Os Problemas de despertares noturnos, reportados pelos pais, mostraram estar relacionados de forma negativa com a Assertividade social, as AptidĂ”es sociais com os pares e as CompetĂȘncias totais. Tendo em conta que os problemas de sono sĂŁo algo frequentes na população infantil portuguesa, e que os problemas e os hĂĄbitos de sono apresentam associaçÔes com as competĂȘncias/problemas, Ă© importante que estes sejam tidos em consideração e seja procurada a sua resolução e/ou melhoria dos hĂĄbitos de sono.pt_PT
dc.description.abstractSleep problems haven been associated with children’s problems and competences. The aim of the present study was to analyze the relationship between sleep and children’s problems/competences reported by teachers. Our sample was composed by 38 students, with ages between 6 and 9 years old. Sleep data were collect with actigraphs (used for 7 days/nights) and with parents’ sleep questionnaires (CHSQ). Teacher’s reports (TCRS) were used to collect problems/competences’ data. Bed time (general) is negatively associated with Social assertiveness; and Get up time on the weekends is positively associated with Learning problems, and negatively with Good student/Task orientation. Night waking’s problems, reported by parents, showed to be related in a negative way with Social assertiveness, Peer sociability and Global competences. Considering that sleep problems are somewhat frequents in Portuguese children, and that sleep problems and habits showed to be associated with children’s competences /problems, it is important to take these problems/habits into account and to try to solve them and/or create better sleep habits.pt_PT
dc.identifier.tid202140156pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6851
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectSonopt_PT
dc.subjectCrianças em idade escolarpt_PT
dc.subjectActĂ­grafiapt_PT
dc.subjectAvaliaçÔes dos professorespt_PT
dc.subjectSleeppt_PT
dc.subjectSchool age childrenpt_PT
dc.subjectActigraphypt_PT
dc.subjectTeacher’s ratingspt_PT
dc.titleSono, competĂȘncias e problemas em crianças em idade escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em NeurociĂȘnciaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
24869.pdf
Size:
510.45 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: