Repository logo
 
Publication

Envolvimento, motivação e bem-estar emocional das crianças em jardim de infância

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
dc.contributor.authorRibeiro, Bárbara Dos Santos
dc.date.accessioned2024-09-04T13:09:28Z
dc.date.available2024-09-04T13:09:28Z
dc.date.issued2024-07-24
dc.descriptionRelatório da Prática Supervisionada de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractEste relatório de estágio em prática de ensino supervisionada analisa a importância do envolvimento e bem-estar das crianças na educação pré-escolar, particularmente nos Jardins de Infância. O envolvimento é descrito como um estado de atividade mental intensa e satisfação, associado à motivação intrínseca e ao incremento da aprendizagem e desenvolvimento. O bem-estar emocional é caracterizado por emoções positivas, autoconfiança e sensação de realização, influenciando a disposição das crianças para participarem em atividades. O estudo identifica diferentes níveis de envolvimento com base em indicadores como concentração, energia e persistência. Os educadores desempenham um papel crucial na promoção de ambientes propícios ao envolvimento, proporcionando atividades desafiantes e significativas, feedback construtivo e reconhecendo os interesses das crianças. A investigação revela que as crianças manifestam diversos graus de envolvimento e bem-estar emocional, dependendo da atividade e dos seus interesses individuais. Estratégias para melhorar o envolvimento incluem oferecer opções, desafios adequados e criar oportunidades para exploração e criatividade. Em conclusão, o estudo realça a natureza interdependente e crucial do envolvimento e bem-estar emocional nas experiências educativas das crianças. Encorajase os educadores a implementar estratégias que correspondam às necessidades e interesses individuais das crianças, assegurando ambientes seguros e estimulantes para a aprendizagem e desenvolvimento.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This supervised teaching internship report looks at the importance of children's engagement and well-being in pre-school education, particularly in kindergartens. Engagement is described as a state of intense mental activity and satisfaction, associated with intrinsic motivation and increased learning and development. Emotional well-being is characterized by positive emotions, self-confidence and a sense of achievement, influencing children's willingness to participate in activities. The study identifies different levels of engagement based on indicators such as concentration, energy and persistence. Educators play a crucial role in fostering environments conducive to engagement, providing challenging and meaningful activities, constructive feedback and recognizing children's interests. Research shows that children manifest varying degrees of engagement and emotional well-being, depending on the activity and their individual interests. Strategies to improve engagement include offering choices, appropriate challenges and creating opportunities for exploration and creativity. In conclusion, the study highlights the interdependent and crucial nature of engagement and emotional well-being in children's educational experiences. Educators are encouraged to implement strategies that match children's individual needs and interests, ensuring safe and stimulating environments for learning and development.pt_PT
dc.identifier.tid203679210pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/9903
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectEnvolvimentopt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectBem-estar emocionalpt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectEngagementpt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectEmotional well-beingpt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.titleEnvolvimento, motivação e bem-estar emocional das crianças em jardim de infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
30394_Bárbara Ribeiro_RPES.pdf
Size:
610.46 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: