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Para além das habilidades físicas: o papel mediador do bem-estar eudaimónico na relação entre inteligência emocional e desempenho

dc.contributor.advisorAlmeida, Pedro Henrique Garcia Lopes de
dc.contributor.authorSilva, Mafalda Maria de Pina e Sousa Gomes da
dc.date.accessioned2024-01-10T13:11:48Z
dc.date.embargo2025-11-08
dc.date.issued2023-12-30
dc.date.submitted2024-01-10
dc.descriptionDissertação de Mestrado realizada sob as orientações dos Professor Doutor Pedro Almeida, apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Social e das Organizações.pt_PT
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo estudar a relação entre inteligência emocional, bem-estar eudaimónico e desempenho desportivo subjetivo. Em específico, pretendemos contribuir para a compreensão do efeito da inteligência emocional sobre o rendimento desportivo, propondo o bem-estar eudaimónico como variável mediadora deste processo. Para tal, jogadores de futebol foram recrutados para participar num questionário online, no qual preencheram o Trait Meta Mood Scale (Salovey et al., 1995), de forma a medir a inteligência emocional, o Questionnaire of Eudaimonic Well-Being in Sports Context (Batanero et al., 2021), de forma avaliar o bem-estar eudaimónico, e o Questionário de Perceção de Rendimento Desportivo (Gomes, 2016), de forma a avaliar o rendimento desportivo percebido. A amostra resultante do presente estudo foi assim constituída por 122 jogadores/as de futebol (M = 16.6, DP = 2.77), 27 (22.1 %) do género feminino e 95 (77.9 %) do género masculino. Os resultados obtidos evidenciaram uma relação significativa positiva entre a inteligência emocional e o desempenho desportivo percebido. Adicionalmente, verificou se uma correlação significativa entre a inteligência emocional e o bem-estar eudaimónico, e entre este e o desempenho desportivo percebido. A mediação proposta foi suportada, porém evidenciando uma diferença entre as dimensões específicas de bem-estar na sua capacidade de mediar este efeito, sendo que apenas a dimensão associada ao Sentido de Significância e Propósito mediou significativamente o efeito da inteligência emocional sobre o desempenho. Estes resultados salientam a importância do desenvolvimento de estratégias e intervenções psicológicas focadas na melhoria da inteligência emocional, em particular na dimensão de reparação, conciliando com uma promoção mais holística e integrativa no treino e no suporte psicológico de um sentimento de significado e propósito, referente ao bem-estar eudaimónico e contribuindo para o desempenho.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The goal of this research is to explore the connection between emotional intelligence, eudaimonic well-being, and subjective sports performance. The study intends to provide insight into how emotional intelligence impacts sports performance, with eudaimonic well-being as a mediating factor. To achieve this objective, an online questionnaire was administered to 122 soccer players between the ages of 14 and 26 (M=16.6, SD=2.77). The survey employed the Trait Meta Mood Scale (TMMS-24; Salovey et al., 1995) to measure emotional intelligence, the Questionnaire of Eudaimonic Well-Being in Sports Context (QEWBSC; Batanero et al., 2021) to evaluate eudaimonic well-being, and the Questionnaire of Perceived Sports Performance (QPRD; Gomes, 2016) to assess perceived sports performance. The sample comprised 27 (22.1%) females and 95 (77.9%) males. The results indicated a significant positive correlation between emotional intelligence and perceived sports performance. The study also found a significant correlation between emotional intelligence and eudaimonic well-being, as well as between eudaimonic well-being and perceived sports performance. The researchers' hypothesis, which posited eudaimonic well-being as a mediator between emotional intelligence and sports performance, was supported. However, it was revealed that only the Sense of Significance and Purpose dimension of eudaimonic well-being mediated this effect. The study's outcomes carry significant implications for the development of psychological strategies and interventions aimed at enhancing emotional intelligence. The researchers recommend a more comprehensive and integrated approach that fosters a sense of meaning and purpose, critical to eudaimonic well-being and to improve performance.pt_PT
dc.identifier.tid203453263pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/9445
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectInteligência emocionalpt_PT
dc.subjectBem-estar eudaimónicopt_PT
dc.subjectDesempenho desportivopt_PT
dc.subjectEmotional intelligencept_PT
dc.subjectEudaimonic well-beingpt_PT
dc.subjectSports performancept_PT
dc.titlePara além das habilidades físicas: o papel mediador do bem-estar eudaimónico na relação entre inteligência emocional e desempenhopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Social e das Organizaçõespt_PT

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