Repository logo
 
Publication

O impacto de programas de escrita na evolução das escritas inventadas em crianças de idade pré-escolar

dc.contributor.authorMartins, Margarida Alves
dc.contributor.authorSilva, Ana Cristina
dc.date.accessioned2016-05-09T17:47:14Z
dc.date.available2016-05-09T17:47:14Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractHoje em dia é relativamente consensual a importância desempenhada pelas escritas inventadas para a compreensão do princípio alfabético. Em estudos anteriores (Alves Martins & Silva, 2006 a, b) mostrámos que crianças em idade pré-escolar que participaram em programas em que lhes era pedido que confrontassem as suas escritas inventadas com escritas de um nível mais avançado mas muito próximo do seu, evoluíam nas suas escritas. O objectivo deste estudo é o de verificar se a evolução das escritas inventadas das crianças varia consoante as escritas de confronto. Os participantes foram 39 crianças de 5 anos, cujas escritas eram grafo-perceptivas (Ferreiro, 1988). As crianças foram aleatoriamente divididas em dois grupos experimentais e um grupo de controlo. A idade, letras conhecidas, nível de inteligência e consciência fonológica foram controlados. As suas escritas inventadas foram avaliadas num pré-teste e num pósteste. Entretanto, os grupos experimentais participaram num programa de escrita delineado para induzir a reestruturação das suas escritas (o grupo 1 foi confrontado com escritas silábicas com fonetização e o grupo 2 com escritas alfabéticas), enquanto as crianças do grupo de controlo fizeram desenhos. As crianças do grupo experimental 2 produziram escritas mais avançadas do que as do grupo experimental 1.pt_PT
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)pt_PT
dc.identifier.citationIn Actas do X Congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogia (pp. 3164-3177). Braga: Universidade do Minhopt_PT
dc.identifier.isbn978 972 8746 71 1 3164
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4638
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade do Minhopt_PT
dc.titleO impacto de programas de escrita na evolução das escritas inventadas em crianças de idade pré-escolarpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/PDCT/PDCT%2FPSI%2F56977%2F2004/PT
oaire.citation.conferencePlaceBragapt_PT
oaire.citation.endPage3177pt_PT
oaire.citation.startPage3164pt_PT
oaire.citation.titleX Congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogiapt_PT
oaire.fundingStreamPDCT
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isProjectOfPublication5aaf1006-ed5c-4832-99b1-40bff769ad1c
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery5aaf1006-ed5c-4832-99b1-40bff769ad1c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
XCIG_3167-3177.pdf
Size:
328.24 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: