Repository logo
 
Publication

Conhecimentos emergentes de literacia em crianças de idade pré-escolar

dc.contributor.advisorMata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
dc.contributor.authorPais, Telma Rosário Vital Pais
dc.date.accessioned2015-06-24T14:42:35Z
dc.date.available2015-06-24T14:42:35Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractAlguns trabalhos na área da literacia emergente têm vindo a evidenciar que as crianças que apresentam conhecimentos precoces acerca da funcionalidade e das conceptualizações da linguagem escrita, decorrentes do contacto com a linguagem escrita em diversas actividades informais, são influenciadas de forma positiva no processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Neste sentido, procuraram caracterizar-se os conhecimentos emergentes de literacia, ao nível da funcionalidade e conceptualizações da linguagem escrita, em crianças de 3, 4 e 5 anos, e a forma como estes se relacionam entre si. Procurou-se ainda estudar se a variável idade influencia o conhecimento que as crianças têm acerca de histórias infantis e possíveis associações entre essa prática informal e conhecimentos emergentes de literacia. Assim, verificou-se que, no grupo em estudo, as crianças mais velhas foram aquelas que apresentaram mais conhecimentos sobre a funcionalidade e conceptualizações mais avançadas e que houve uma tendência para que as crianças com mais conhecimentos acerca de histórias infantis apresentassem mais conhecimentos emergentes de literacia.por
dc.description.abstractABSTRACT: Some essays on emergent literacy show that children presenting early competences on function and on conceptualizations of written language, arising from the contact with the written language in several informal activities, are positively influenced on their writing and reading acquisitions. Within this scope, this study aims to characterise the emergent literacy competences, regarding function and conceptualization of written language, and the way these relate in children of 3, 4 and 5 years old. This study also intends to determine if the factor age influences the children’s knowledge on storybooks and the possible associations between this informal practice and the emergent literacy knowledge. Results show that, within the study group, the elder children present higher competences on function and better developed conceptualizations and that there was positive correlation between storybook and emergent literacy knowledge.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/3798
dc.language.isoporpor
dc.subjectLiteracia emergentepor
dc.subjectFuncionalidade da linguagem escritapor
dc.subjectConceptualizações da linguagem escritapor
dc.subjectCrianças em idade pré-escolarpor
dc.subjectLeitura de históriaspor
dc.subjectEmergent literacypor
dc.subjectEmergent literacypor
dc.subjectFunctions of written languagepor
dc.subjectnceptualizations about written languagepor
dc.subjectPreschool childrenpor
dc.subjectStorybook readingpor
dc.titleConhecimentos emergentes de literacia em crianças de idade pré-escolarpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplinePsicologia Educacionalpor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologiapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
15342.pdf
Size:
466.51 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: