Repository logo
 
Publication

Perceções dos psicólogos portugueses acerca da aceitabilidade de uma intervenção dirigida a crianças inibidas em idade pré-escolar

dc.contributor.authorGuedes, Maryse
dc.contributor.authorAlves, Stephanie
dc.contributor.authorSantos, António J.
dc.contributor.authorVerissimo, Manuela
dc.contributor.authorTuscano, Andrea Chronis
dc.contributor.authorDanko, Christina
dc.contributor.authorRubin, Kenneth
dc.date.accessioned2020-06-18T13:44:22Z
dc.date.available2020-06-18T13:44:22Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractHigh and stable behavioral inhibition (BI) during early childhood have been associated with an increased risk of later anxiety disorders and peer difficulties. Developing evidence-based early interventions to prevent these unhealthy developmental trajectories has become a major focus of interest. However, these interventions are not yet available in Europe. This study aimed to explore the perceptions of Portuguese psychologists about the acceptability of the child component of the Turtle Program, before its dissemination in Portugal. Eighteen psychologists were distributed into three focus groups. Each group was moderated by a trained psychologist, using a semi-structured interview guide. The thematic analysis revealed that Portuguese psychologists acknowledged that the intervention needs to go beyond social skills training and enhance children’s positive self-perceptions. Overall, psychologists perceived the structure, contents, activities, and materials of the intervention to be acceptable. However, participants recommended minor modifications to strengthen the connection with naturalistic contexts, broaden the focus on emotional expressiveness and social interaction, and introduce creative activities and materials. These findings are consistent with previous research with LatinX practitioners, who typically agree with the acceptability of evidence-based child intervention principles and only report the need to introduce minor changes related to the way how interventions are delivered to children.pt_PT
dc.description.abstractNíveis elevados e estáveis de inibição comportamental em idade pré-escolar associam-se a um risco acrescido de desenvolver perturbações de ansiedade e dificuldades com os pares. O desenvolvimento de intervenções baseadas na evidência para prevenir estas trajetórias inadaptativas têm merecido um interesse crescente. Todavia, estas intervenções ainda não se encontram disponíveis na Europa. Este estudo teve como objetivo explorar as perceções de aceitabilidade dos psicólogos portugueses acerca do componente para crianças do Turtle Program, antes da sua disseminação em Portugal. Dezoito psicólogos foram distribuídos em três grupos focais. Cada grupo foi moderado por um investigador treinado, com base num guião semiestruturado. A análise temática revelou que os psicólogos portugueses reconheceram a necessidade de ultrapassar o enfoque no treino de competências sociais e de promover auto-perceções positivas nas crianças. Globalmente, os psicólogos percecionaram a estrutura, os conteúdos, as atividades e os materiais de intervenção como aceitáveis. Todavia, os participantes recomendaram modificações menores ao nível da articulação com o contexto pré-escolar, do foco na expressão emocional e interação social, da introdução de atividades e materiais criativos. Estes resultados são consistentes com a investigação existente com profissionais oriundos de culturas latinas que apenas sugerem adaptações na forma como as intervenções são apresentadas às crianças.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAnalise Psicologica, 37(3), 371-390 Doi: 10.14417/ap.1525pt_PT
dc.identifier.doi10.14417/ap.1525pt_PT
dc.identifier.issn08708231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7635
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectBehavioral inhibitionpt_PT
dc.subjectPreschool yearspt_PT
dc.subjectSocial skills facilitated playpt_PT
dc.subjectTreatment acceptabilitypt_PT
dc.subjectInibição comportamentalpt_PT
dc.subjectIdade pré-escolarpt_PT
dc.subjectJogo supervisionado de promoção de competências sociaispt_PT
dc.subjectAceitabilidade da intervençãopt_PT
dc.titlePerceções dos psicólogos portugueses acerca da aceitabilidade de uma intervenção dirigida a crianças inibidas em idade pré-escolarpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage390pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage371pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume37pt_PT
person.familyNameGuedes
person.familyNameSantos
person.familyNameVerissimo
person.familyNameDanko
person.familyNameRubin
person.givenNameMaryse
person.givenNameAntónio
person.givenNameManuela
person.givenNameChristina
person.givenNameKenneth
person.identifier351952
person.identifier661941
person.identifier.ciencia-id2814-A429-2381
person.identifier.ciencia-id9313-95AC-B1F0
person.identifier.ciencia-id0016-2AAD-AC24
person.identifier.ciencia-id5A15-9CB4-0C3C
person.identifier.orcid0000-0003-3242-2016
person.identifier.orcid0000-0003-2451-9352
person.identifier.orcid0000-0003-4356-5696
person.identifier.orcid0000-0003-4256-9871
person.identifier.orcid0000-0002-2608-2484
person.identifier.ridA-9993-2013
person.identifier.ridH-7922-2013
person.identifier.ridH-7775-2013
person.identifier.scopus-author-id55595570400
person.identifier.scopus-author-id7402213697
person.identifier.scopus-author-id14323784700
person.identifier.scopus-author-id7101685368
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication7c50df91-5bc3-41b2-bcea-a3384d16c9f0
relation.isAuthorOfPublication1231e5de-a710-42a7-ac7d-41600d6dcedb
relation.isAuthorOfPublication2d4a56b3-cde9-41e5-b682-89d107a524fd
relation.isAuthorOfPublication405bf0a1-0a91-4a80-b75b-2163f46246e2
relation.isAuthorOfPublicationa264ee0c-cd6d-48e9-b903-e5ae4e9833f7
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya264ee0c-cd6d-48e9-b903-e5ae4e9833f7

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Análise Psicológica 2019.pdf
Size:
242.34 KB
Format:
Adobe Portable Document Format