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Advisor(s)
Abstract(s)
High and stable behavioral inhibition (BI) during early childhood have been associated with an
increased risk of later anxiety disorders and peer difficulties. Developing evidence-based early
interventions to prevent these unhealthy developmental trajectories has become a major focus of
interest. However, these interventions are not yet available in Europe. This study aimed to explore
the perceptions of Portuguese psychologists about the acceptability of the child component of the
Turtle Program, before its dissemination in Portugal. Eighteen psychologists were distributed into
three focus groups. Each group was moderated by a trained psychologist, using a semi-structured
interview guide. The thematic analysis revealed that Portuguese psychologists acknowledged that the
intervention needs to go beyond social skills training and enhance children’s positive self-perceptions.
Overall, psychologists perceived the structure, contents, activities, and materials of the intervention
to be acceptable. However, participants recommended minor modifications to strengthen the
connection with naturalistic contexts, broaden the focus on emotional expressiveness and social
interaction, and introduce creative activities and materials. These findings are consistent with previous
research with LatinX practitioners, who typically agree with the acceptability of evidence-based child
intervention principles and only report the need to introduce minor changes related to the way how
interventions are delivered to children.
Níveis elevados e estáveis de inibição comportamental em idade pré-escolar associam-se a um risco acrescido de desenvolver perturbações de ansiedade e dificuldades com os pares. O desenvolvimento de intervenções baseadas na evidência para prevenir estas trajetórias inadaptativas têm merecido um interesse crescente. Todavia, estas intervenções ainda não se encontram disponíveis na Europa. Este estudo teve como objetivo explorar as perceções de aceitabilidade dos psicólogos portugueses acerca do componente para crianças do Turtle Program, antes da sua disseminação em Portugal. Dezoito psicólogos foram distribuídos em três grupos focais. Cada grupo foi moderado por um investigador treinado, com base num guião semiestruturado. A análise temática revelou que os psicólogos portugueses reconheceram a necessidade de ultrapassar o enfoque no treino de competências sociais e de promover auto-perceções positivas nas crianças. Globalmente, os psicólogos percecionaram a estrutura, os conteúdos, as atividades e os materiais de intervenção como aceitáveis. Todavia, os participantes recomendaram modificações menores ao nível da articulação com o contexto pré-escolar, do foco na expressão emocional e interação social, da introdução de atividades e materiais criativos. Estes resultados são consistentes com a investigação existente com profissionais oriundos de culturas latinas que apenas sugerem adaptações na forma como as intervenções são apresentadas às crianças.
Níveis elevados e estáveis de inibição comportamental em idade pré-escolar associam-se a um risco acrescido de desenvolver perturbações de ansiedade e dificuldades com os pares. O desenvolvimento de intervenções baseadas na evidência para prevenir estas trajetórias inadaptativas têm merecido um interesse crescente. Todavia, estas intervenções ainda não se encontram disponíveis na Europa. Este estudo teve como objetivo explorar as perceções de aceitabilidade dos psicólogos portugueses acerca do componente para crianças do Turtle Program, antes da sua disseminação em Portugal. Dezoito psicólogos foram distribuídos em três grupos focais. Cada grupo foi moderado por um investigador treinado, com base num guião semiestruturado. A análise temática revelou que os psicólogos portugueses reconheceram a necessidade de ultrapassar o enfoque no treino de competências sociais e de promover auto-perceções positivas nas crianças. Globalmente, os psicólogos percecionaram a estrutura, os conteúdos, as atividades e os materiais de intervenção como aceitáveis. Todavia, os participantes recomendaram modificações menores ao nível da articulação com o contexto pré-escolar, do foco na expressão emocional e interação social, da introdução de atividades e materiais criativos. Estes resultados são consistentes com a investigação existente com profissionais oriundos de culturas latinas que apenas sugerem adaptações na forma como as intervenções são apresentadas às crianças.
Description
Keywords
Behavioral inhibition Preschool years Social skills facilitated play Treatment acceptability Inibição comportamental Idade pré-escolar Jogo supervisionado de promoção de competências sociais Aceitabilidade da intervenção
Citation
Analise Psicologica, 37(3), 371-390 Doi: 10.14417/ap.1525
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada