Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
941.76 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Cento e sessenta e sete crianças inglesas de 4,5 e 6
anos de idade foram avaliadas longitudinalmente ao
longo de um ano escolar sobre ( I ) conhecimento da estrutura
do sistema de numeração e (2) conhecimento
de números escritos (e valor de posicão). O objectivo
foi investigar se as crianças aprendem o valor de posição
em função (a) da prática continua com a escrita
de números multi-dígitos ou (b) através do conhecimento
prévio da estrutura do sistema de numeração.
Os resultados contradizem a tese de Luria (1969)
sugerindo que a instrução de números escritos (e o
valor de posição) é condição necessária para o
conhecimento da estrutura do sistema de numeração.
Pelo contrário, os resultados indicam que as crianças
conhecedoras da estrutura do sistema de numeração
apresentaram resultados significativamente superiores
na utilização do valor de posição em números com 2, 3
e 4 dígitos. Estes resultados indentificam alguns factores
cognitivos preditores do insucesso na matemática e
sugerem a alteração dos programas educativos, os
quais poderiam beneficiar da introdução do ensino sobre
a estrutura do sistema de numeração a partir dos 5
anos de idade.
ABSTRACT: The literature is not clear about children's development of place value. A number of studies support the idea that children learn about place value from experience with written numbers. But there are also some data suggesting that children may benefít from their previous understanding of the structure of the numeration system, where no knowledge of written numbers is required, in order to succeed in place value. This study assessed 167 four, five and six year-olds longitudinally through one school year, with tasks on both achievements. The evidence presented here supports the second hypothesis.
ABSTRACT: The literature is not clear about children's development of place value. A number of studies support the idea that children learn about place value from experience with written numbers. But there are also some data suggesting that children may benefít from their previous understanding of the structure of the numeration system, where no knowledge of written numbers is required, in order to succeed in place value. This study assessed 167 four, five and six year-olds longitudinally through one school year, with tasks on both achievements. The evidence presented here supports the second hypothesis.
Description
Keywords
Sistema numeração Decimal Valor posição Educação Numeration system Decade Place value Mathematical cognition
Citation
Analise Psicológica XV(4), 573-585
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada