Repository logo
 
Publication

A interligação de modelos pedagógicos: Gentle teaching e o modelo ecológico de desenvolvimento humano

dc.contributor.authorPereira, Miguel Leite Borges da Mata
dc.date.accessioned2012-08-02T13:59:35Z
dc.date.available2012-08-02T13:59:35Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractA implementação do modelo ecológico do desenvolvimento humano (Brofenbrenner, 1979) permite enquadrar os alunos da Associação QE numa perspetiva bio-psico-social, de acordo com a qual os contextos de interação social e de criação de redes de suporte social assumem um papel determinante. O Gentle Teaching (McGee, Menolascino, Dobbs, & Menousek, 1987), enquanto modelo relacional, promove a intersubjetividade, indo ao encontro das necessidades básicas de segurança, afeto e confiança em si e nos outros. Como modelo de intervenção, baseia-se na criação de relações de vinculação individualizadas, protótipo de novas relações sanígenas, securizantes e estruturantes. É a partir destas novas relações totipotenciais que é possível devolver, na forma reabilitada, a perspetiva da socialização através dos diversos contextos de vida de cada aluno e suas respetivas aprendizagens. Na Associação QE, a individualização dos projetos pedagógicos é imbuída de uma matriz social permanente, quer se trate do grupo de pares, quer se trate das relações entre alunos e educadores ou entre alunos e suas famílias. O processo pedagógico assim constituído pretende promover, em comunidade de aprendentes, a máxima autonomia para cada aluno, independentemente das suas necessidades educativas e do seu nível de apoio. A intervenção pedagógica assume assim um carácter psico-educativo, implicando não só os alunos no seu próprio desenvolvimento como também os outros que consigo interagem nos diferentes contextos.por
dc.identifier.citationIn L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 278-286). Lisboa: ISPA - Instituto Universitáriopor
dc.identifier.isbn978-989-8384-15-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/1597
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherISPA - Instituto Universitáriopor
dc.titleA interligação de modelos pedagógicos: Gentle teaching e o modelo ecológico de desenvolvimento humanopor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage286por
oaire.citation.startPage278por
oaire.citation.title12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da práticapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CIPE 2012 278-286.pdf
Size:
179.16 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: