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Advisor(s)
Abstract(s)
A implementação do modelo ecológico do desenvolvimento humano (Brofenbrenner,
1979) permite enquadrar os alunos da Associação QE numa perspetiva bio-psico-social, de acordo
com a qual os contextos de interação social e de criação de redes de suporte social assumem um
papel determinante. O Gentle Teaching (McGee, Menolascino, Dobbs, & Menousek, 1987),
enquanto modelo relacional, promove a intersubjetividade, indo ao encontro das necessidades
básicas de segurança, afeto e confiança em si e nos outros. Como modelo de intervenção, baseia-se
na criação de relações de vinculação individualizadas, protótipo de novas relações sanígenas,
securizantes e estruturantes. É a partir destas novas relações totipotenciais que é possível devolver,
na forma reabilitada, a perspetiva da socialização através dos diversos contextos de vida de cada
aluno e suas respetivas aprendizagens. Na Associação QE, a individualização dos projetos
pedagógicos é imbuída de uma matriz social permanente, quer se trate do grupo de pares, quer se
trate das relações entre alunos e educadores ou entre alunos e suas famílias. O processo
pedagógico assim constituído pretende promover, em comunidade de aprendentes, a máxima
autonomia para cada aluno, independentemente das suas necessidades educativas e do seu nível de
apoio. A intervenção pedagógica assume assim um carácter psico-educativo, implicando não só os
alunos no seu próprio desenvolvimento como também os outros que consigo interagem nos
diferentes contextos.
Description
Keywords
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 278-286). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Universitário