Repository logo
 
Publication

Sonhar de livro aberto

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
dc.contributor.authorPereira, Ana Filipa Delgado Alves
dc.date.accessioned2022-09-27T13:54:40Z
dc.date.available2022-09-27T13:54:40Z
dc.date.issued2022-07-28
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar, criado por Aviso criado por Aviso n.º 9931/2017, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º165 de 28 de agosto de 2017.pt_PT
dc.description.abstractO presente relatório, pretende refletir sobre um projeto desenvolvido no âmbito da Prática Supervisionada em Jardim de Infância. Esta Prática, decorreu numa instituição no concelho de Lisboa, na qual se dinamizaram atividades junto de um grupo de cerca de 25 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, com o intuito de dar uma nova vida à biblioteca da escola. Tivemos assim, como objetivos principais – a restruturação e dinamização da biblioteca da escola; promoção da leitura em contexto escolar e familiar, por forma a dar a conhecer às famílias, uma variedade de livros que fomentem não só a interação familiar, como também o gosto pela leitura. Para a implementação da dinamização do espaço da biblioteca e compreensão dos seus efeitos, utilizaram-se diversas estratégias e instrumentos. Destacamos a observação, o registo fotográfico, as notas de campo, os questionários às famílias e as conversas com as crianças. Assim, foi possível conhecer o contexto e as opiniões das crianças, dando resposta às suas ideias, promovendo a sua participação e envolvimento de uma forma espontânea, verdadeira e motivante. Na análise da informação recolhida, constatámos o grande envolvimento das crianças tanto na implementação das alterações, como na utilização do próprio espaço e envolvimento com os livros. Quanto às famílias, verificámos existirem hábitos de leitura frequentes antes do projeto e em muitas, uma quantidade significativa de livros para a infância. Contudo, mesmo assim valorizaram esta mudança e consideraram-na positiva, realçando a oportunidade de contacto com livros diferentes e envolvendo-se na sua requisição.pt_PT
dc.description.abstractThis report intends to reflect on a project developed within the scope of Supervised Practice in Kindergarten. This Practice took place in an institution in the municipality of Lisbon, in which activities were promoted with a group of about 25 children, aged between 3 and 6 years, with the aim of giving a new life to the school library. Thus, we had as main objectives – the restructuring and dynamization of the school library; promotion of reading in a school and family context, in order to make families aware of a variety of books that not only encourage family interaction, but also a taste for reading. For the implementation of the dynamization of the library space and understanding of its effects, several strategies and instruments were used. We highlight the observation, the photographic record, the field notes, the questionnaires to the families and the conversations with the children. Thus, it was possible to know the context and the opinions of the children, responding to their ideas, promoting their participation and involvement in a spontaneous, true and motivating way. In the analysis of the information collected, we verified the great involvement of the children both in the implementation of the changes, as in the use of their own space and involvement with the books. As for families, we found that there were frequent reading habits before the project and, in many, a significant amount of books for children. However, they still valued this change and considered it positive, highlighting the opportunity to have contact with different books and getting involved in their request.pt_PT
dc.identifier.tid203055985pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/8779
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectBiblioteca da escolapt_PT
dc.subjectDinamização da bibliotecapt_PT
dc.subjectO livro infantilpt_PT
dc.subjectPromoção de hábitos e práticas de leitura na famíliapt_PT
dc.subjectSchool librarypt_PT
dc.subjectBoosting the librarypt_PT
dc.subjectThe children's bookpt_PT
dc.subjectPromotion of reading habits and practices in the familypt_PT
dc.titleSonhar de livro abertopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
27202.pdf
Size:
1.44 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: