Browsing by Issue Date, starting with "2022-07-28"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Relações Interpessoais entre crianças em jardim de infânciaPublication . Rebelo, Beatriz Sofia de Noronha; Brito, Ana TeresaO presente Relatório tem como objetivo apresentar um estudo qualitativo sobre as relações interpessoais entre crianças. A prática decorreu numa instituição que se rege pelo modelo curricular do Movimento da Escola Moderna (MEM), numa sala de pré-escolar, com um grupo heterogéneo em idades, compreendidas entre os 3 e os 6 anos. A problemática definida procura compreender: a importância das relações entre pares para o bem-estar e desenvolvimento das crianças; quais as competências que surgem a partir das relações interpessoais; e de que forma a intencionalidade na organização do ambiente educativo influencia ou não estas relações. Destaca-se e reflete-se, transversalmente, sobre o papel do adulto por se considerar que a sua intencionalidade e ação são fundamentais no modo como estas relações interpessoais são potenciadas. Os dados recolhidos, em articulação com a fundamentação teórica, permitem reforçar a relevância das relações interpessoais entre as crianças, para o seu bem-estar e aprendizagem. Verificou-se que a organização do ambiente educativo do contexto de estágio influencia as relações, evidenciando-se que a criança realiza um processo de descoberta e exploração num determinado tempo e espaço com diversos materiais, o que lhe dá oportunidade de interagir com outras crianças. Destacam-se as competências que surgem no contexto destas relações interpessoais entre pares, nomeadamente competências de comunicação, autonomia, cooperação, partilha e resolução de conflitos. Sublinha-se a relevância do estudo para a construção da profissionalidade do/a Educador/a de Infância, em consonância com o enquadramento geral das Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, nomeadamente na ligação entre a intencionalidade educativa e a organização do ambiente educativo.
- O ritmo de uma sala de jardim de infância WaldorfPublication . Nelson, Isabel Sousa Eiró César das Neves; Mata, LourdesEste relatório descreve um estudo qualitativo do conceito de ritmo, tema dominante na pedagogia Waldorf, uma filosofia educativa criada há cem anos na Alemanha. A base do trabalho é descritiva, acompanhando um grupo de jardim de infância, com idades compreendidas entre 2 e 6 anos numa instituição que se rege por essa orientação Usando observação naturalista participante e entrevistas informais à educadora cooperante, foram-se recolhendo informações, corporizadas em notas de campo e registos fotográficos. Em seguida, estas ideias foram confrontadas com a literatura relevante. O lugar que a cadência, nas suas várias dimensões, tem na organização da ação educativa foi-se revelando como essencial. O seu grande valor manifesta-se na naturalidade com que a criança se vai integrando no quotidiano do grupo. Como observado neste estudo, o ritmo respeita os ciclos fisiológico e da natureza, as épocas do ano e a alternância entre momentos de contração e expansão nas atividades e vivências diárias, oferecendo segurança na repetição. Por outro lado, certos elementos típicos desta filosofia educativa, como a decoração da sala, a Roda Rítmica, músicas, lengalengas e jogos de dedos, estão também mergulhados em aspetos rítmicos. Nas observações e leituras foi-se clarificando o valor que o ritmo tem na vida do jardim de infância. Para lá da ênfase que essa abordagem dá ao tema e as formas criativas como o consubstancia, ele revela-se como elemento central do processo geral da educação.
- A avaliação das crianças em educação de infância: utilização do portefólio de aprendizagemPublication . Leitão, Liliana Rodrigues; Mata, Lourdes; Monteiro, VeraO presente estudo assenta numa reflexão acerca da avaliação das crianças em educação de infância através da utilização do portefólio. A instituição onde o estudo foi desenvolvido caracteriza-se enquanto comunidade de aprendizagem que preconiza uma nova educação, comprometendo-se a renovar o paradigma educacional existente. O trabalho desta instituição tem como sustento as crianças, sempre presentes em tudo o que se faz. Participaram no estudo os membros da equipa educativa, entre eles educadores de infância, diretores pedagógicos, animadores socioculturais e professores de educação física. Foi utilizada uma abordagem qualitativa com o objetivo geral de analisar as conceções e práticas de trabalho da equipa educativa da instituição na avaliação das aprendizagens das crianças em contexto de educação pré-escolar recorrendo ao portefólio e refletir sobre a consonância relativamente à literatura. Definiram-se ainda três questões de investigação, sendo a primeira “Quais as conceções de avaliação da equipa educativa do contexto de estágio?”, a segunda, “Como, na prática, através da utilização do portefólio, se processa a avaliação formativa das aprendizagens das crianças?” e por último, o que pode ser feito para tornar mais consistente o processo avaliativo das crianças? Qual o seu potencial de melhoria?”. Os instrumentos de recolha de informação selecionados passaram pela pesquisa e análise de bibliografia de referência, entrevistas, observação e notas de campo. Os resultados demonstraram que existia um trabalho por parte da instituição coerente com o que a literatura preconiza ao nível da avaliação, onde se destaca a utilização do portfólio, de várias técnicas de recolha de informação, das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE) enquanto referencial que sustenta o olhar do adulto e a avaliação das crianças e da elaboração de uma narrativa descritiva individualizada que demonstra efetivamente o percurso de aprendizagem e o desenvolvimento de cada uma. Ainda assim constatou-se que existiam alguns aspetos a melhorar sendo por isso sugeridas no final do trabalho algumas alterações, nomeadamente relativamente à planificação da avaliação e aos elementos envolvidos na mesma.
- Sonhar de livro abertoPublication . Pereira, Ana Filipa Delgado Alves; Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesO presente relatório, pretende refletir sobre um projeto desenvolvido no âmbito da Prática Supervisionada em Jardim de Infância. Esta Prática, decorreu numa instituição no concelho de Lisboa, na qual se dinamizaram atividades junto de um grupo de cerca de 25 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, com o intuito de dar uma nova vida à biblioteca da escola. Tivemos assim, como objetivos principais – a restruturação e dinamização da biblioteca da escola; promoção da leitura em contexto escolar e familiar, por forma a dar a conhecer às famílias, uma variedade de livros que fomentem não só a interação familiar, como também o gosto pela leitura. Para a implementação da dinamização do espaço da biblioteca e compreensão dos seus efeitos, utilizaram-se diversas estratégias e instrumentos. Destacamos a observação, o registo fotográfico, as notas de campo, os questionários às famílias e as conversas com as crianças. Assim, foi possível conhecer o contexto e as opiniões das crianças, dando resposta às suas ideias, promovendo a sua participação e envolvimento de uma forma espontânea, verdadeira e motivante. Na análise da informação recolhida, constatámos o grande envolvimento das crianças tanto na implementação das alterações, como na utilização do próprio espaço e envolvimento com os livros. Quanto às famílias, verificámos existirem hábitos de leitura frequentes antes do projeto e em muitas, uma quantidade significativa de livros para a infância. Contudo, mesmo assim valorizaram esta mudança e consideraram-na positiva, realçando a oportunidade de contacto com livros diferentes e envolvendo-se na sua requisição.