Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Sonhar de livro aberto

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
27202.pdf1.44 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório, pretende refletir sobre um projeto desenvolvido no âmbito da Prática Supervisionada em Jardim de Infância. Esta Prática, decorreu numa instituição no concelho de Lisboa, na qual se dinamizaram atividades junto de um grupo de cerca de 25 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, com o intuito de dar uma nova vida à biblioteca da escola. Tivemos assim, como objetivos principais – a restruturação e dinamização da biblioteca da escola; promoção da leitura em contexto escolar e familiar, por forma a dar a conhecer às famílias, uma variedade de livros que fomentem não só a interação familiar, como também o gosto pela leitura. Para a implementação da dinamização do espaço da biblioteca e compreensão dos seus efeitos, utilizaram-se diversas estratégias e instrumentos. Destacamos a observação, o registo fotográfico, as notas de campo, os questionários às famílias e as conversas com as crianças. Assim, foi possível conhecer o contexto e as opiniões das crianças, dando resposta às suas ideias, promovendo a sua participação e envolvimento de uma forma espontânea, verdadeira e motivante. Na análise da informação recolhida, constatámos o grande envolvimento das crianças tanto na implementação das alterações, como na utilização do próprio espaço e envolvimento com os livros. Quanto às famílias, verificámos existirem hábitos de leitura frequentes antes do projeto e em muitas, uma quantidade significativa de livros para a infância. Contudo, mesmo assim valorizaram esta mudança e consideraram-na positiva, realçando a oportunidade de contacto com livros diferentes e envolvendo-se na sua requisição.
This report intends to reflect on a project developed within the scope of Supervised Practice in Kindergarten. This Practice took place in an institution in the municipality of Lisbon, in which activities were promoted with a group of about 25 children, aged between 3 and 6 years, with the aim of giving a new life to the school library. Thus, we had as main objectives – the restructuring and dynamization of the school library; promotion of reading in a school and family context, in order to make families aware of a variety of books that not only encourage family interaction, but also a taste for reading. For the implementation of the dynamization of the library space and understanding of its effects, several strategies and instruments were used. We highlight the observation, the photographic record, the field notes, the questionnaires to the families and the conversations with the children. Thus, it was possible to know the context and the opinions of the children, responding to their ideas, promoting their participation and involvement in a spontaneous, true and motivating way. In the analysis of the information collected, we verified the great involvement of the children both in the implementation of the changes, as in the use of their own space and involvement with the books. As for families, we found that there were frequent reading habits before the project and, in many, a significant amount of books for children. However, they still valued this change and considered it positive, highlighting the opportunity to have contact with different books and getting involved in their request.

Description

Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar, criado por Aviso criado por Aviso n.º 9931/2017, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º165 de 28 de agosto de 2017.

Keywords

Biblioteca da escola Dinamização da biblioteca O livro infantil Promoção de hábitos e práticas de leitura na família School library Boosting the library The children's book Promotion of reading habits and practices in the family

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue