Publication
O educador de infância: Representações sociais da função e da criança
| dc.contributor.advisor | Ramalho, Glória | por |
| dc.contributor.author | Sena, Ana Paula Clemente | |
| dc.date.accessioned | 2011-09-27T19:55:55Z | |
| dc.date.available | 2011-09-27T19:55:55Z | |
| dc.date.issued | 2003 | |
| dc.description | Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional | por |
| dc.description.abstract | O objectivo deste estudo consistiu em explicitar as representações que o aluno do curso de educador de infância tem, no início e fim da sua formação académica, da criança e da sua função junto da mesma. Considera-se que a formação académica influenciará essas representações, de modo a diferenciar os dois grupos; enquanto que o conteúdo informacional das respostas será indicador da persistência de certo tipo de dimensões relativas às representações da criança e de função de educador. Utilizando entrevistas semi-directivas numa amostra de 30 estudantes, 15 do 1o ano e 15 do 3o ano, cujos dados foram submetidos a análise de conteúdo e tratamento estatístico (X2) obtiveram-se os resultados seguintes: na representação da criança existe diferenciação nos dois grupos em estudo, constatando-se, no entanto, que nas dimensões relativas aos temas atributos sócio-afectivos, sentimentos face à criança e valores morais estas apresentam uma elevada frequência nos dois grupos. Na representação da função mantém-se a diferenciação nos dois grupos, verificando-se igualmente uma elevada frequência nos dois grupos nos factores sócio-afectivos e relacionais. Conclui-se assim, que durante os anos de formação académica se alteraram alguns aspectos das representações que o aluno em I.F. (Início de Formação) tem quer da criança quer da função. Constatamos igualmente que existe um conjunto de temas referentes a aspectos sócio-afectivos que são predominantes relativamente a todos os outros, não se verificando uma diferença qualitativa nos dois grupos em estudo. | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/912 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | por |
| dc.subject | Psicologia educacional | por |
| dc.subject | Representação social | por |
| dc.subject | Atitudes dos professores | por |
| dc.subject | Professores | por |
| dc.subject | Educação | por |
| dc.subject | Educacional psychology | por |
| dc.subject | Social representation | por |
| dc.subject | Teacher attitudes | por |
| dc.subject | Teachers | por |
| dc.subject | Education | por |
| dc.title | O educador de infância: Representações sociais da função e da criança | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
