Repository logo
 
Publication

Compreender, raciocinar e resolver problemas : novo instrumento de avaliação cognitiva

dc.contributor.authorLemos, Gina C.
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro
dc.date.accessioned2019-07-19T10:31:14Z
dc.date.available2019-07-19T10:31:14Z
dc.date.issued2019-06
dc.description.abstractResumo: A capacidade de um indivíduo utilizar processos cognitivos para compreender, raciocinar e resolver situações concretas é reconhecida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico como decisiva para a prática da cidadania. Um dos contextos privilegiados para essa formação é a Escola, definindo-se nela grande parte dos percursos educativos das crianças e jovens. A Bateria de Aptidões Cognitivas (BAC) é um novo instrumento que visa contribuir para o desenvolvimento de tomadas de decisão vocacional mais circunstanciadas e apoiar níveis diferenciados de desempenho escolar. Apoiada no sólido modelo de inteligência CHC, a BAC propõe-se avaliar três processos cognitivos de complexidade crescente (compreensão, raciocínio, e resolução de problemas) em três conteúdos-chave da capacidade intelectual humana (verbal, numérica e espacial). Construída de base para a população Portuguesa, a Bateria existe em duas versões: uma dirigida a jovens a frequentar os 2.º e 3.º ciclos do ensino básico (BAC_A) e outra, a jovens a frequentar o ensino secundário (BAC_B). O seu estudo de validação, suportado nos dados de precisão, validade de constructo e validade externa confirmam as qualidades psicométricas do instrumento, reforçando a recomendação do seu uso na prática do/a psicólogo/a. O estudo de aferição nacional é composto por uma amostra aleatória e representativa de adolescentes a frequentar escolas públicas de todas as regiões de Portugal (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Sul, arquipélagos da Madeira e Açores), entre o 6.º e o 12.º ano de escolaridade. Além de testada nesta amostra do ensino dito regular, a Bateria foi também estudada, de forma exploratória, em duas subamostras específicas, nomeadamente, Ensino Profissional e Ensino Artístico Especializado.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: The ability of an individual to use cognitive processes to understand, to reason and to solve specific situations is recognized by the Organization for Economic Cooperation and Development as crucial to the practice of citizenship. School is one of the privileged contexts for this practice, where children and young people make their educational decisions. The Bateria de Aptidões Cognitivas (BAC) / Battery of Cognitive Abilities (BCA) is a new cognitive assessment measure that aims to contribute to the development of more informed vocational decision-making and to support differentiated levels of school achievement. Based on the CHC intelligence model, BCA is aiming to evaluate three cognitive processes of increasing complexity (comprehension, reasoning, and problem solving) in three key contents of human intellectual capacity (verbal, numerical and spatial). Developed for the Portuguese population, the Battery exists in two versions: one aimed at young people attending the 2nd and 3rd cycles of basic education (BCA_A) and another, for young people attending secondary education (BCA_B). Their validation study, supported by precision, construct validity and external validity results confirm the psychometric qualities of the measure, reinforcing the recommendation of its use in the psychologists’ practice. The national standardization study is composed of a random and representative sample of adolescents attending public schools in all regions of Portugal (North, Center, Lisbon and Tagus Valley, South, Madeira and Azores archipelagos), between the 6th and the 12th grades. Besides being tested in this sample of regular education, the Battery was also studied, in an exploratory way, in two specific subsamples, namely, Professional Education and Specialized Artistic Education. .pt_PT
dc.description.sponsorshipEste trabalho insere-se no âmbito do pós-doutoramento da investigadora-bolseira FCT com a referência (SFRH/BPD/93009/2013), financiado pelo CIEd – Centro de Investigação em Educação, projeto UID/CED/01661/2019, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais FCT/MCTES-PT.
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLemos, G. C., & Almeida, L. S. (2019). Compreender, raciocinar e resolver problemas : novo instrumento de avaliação cognitiva. Análise Psicológica, 37(2), 119-132. https://doi.org/10.14417/ap.1583pt_PT
dc.identifier.doi10.14417/ap.1583pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7103
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições ISPApt_PT
dc.relationCONTEXTOS DE APRENDIZAGEM, DIFERENCIAÇÃO COGNITIVA E RENDIMENTO ACADÉMICO EM ADOLESCENTES PORTUGUESES
dc.relation.publisherversionhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/issue/archivept_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectAvaliação cognitivapt_PT
dc.subjectModelo CHCpt_PT
dc.subjectAdolescênciapt_PT
dc.subjectCognitive assessmentpt_PT
dc.subjectCHC modelpt_PT
dc.subjectAdolescencept_PT
dc.titleCompreender, raciocinar e resolver problemas : novo instrumento de avaliação cognitivapt_PT
dc.title.alternativeComprehension, reasoning and problem solving : new cognitive assessment measurept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleCONTEXTOS DE APRENDIZAGEM, DIFERENCIAÇÃO COGNITIVA E RENDIMENTO ACADÉMICO EM ADOLESCENTES PORTUGUESES
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/FARH/SFRH%2FBPD%2F93009%2F2013/PT
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage133pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage119pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume37pt_PT
oaire.fundingStreamFARH
person.familyNameLemos
person.familyNameAlmeida
person.givenNameGina C.
person.givenNameLeandro
person.identifier697288
person.identifier.ciencia-id861B-A790-8C9B
person.identifier.ciencia-idAD1E-94B0-3055
person.identifier.orcid0000-0002-5975-2739
person.identifier.orcid0000-0002-0651-7014
person.identifier.ridB-3040-2011
person.identifier.scopus-author-id37061291800
person.identifier.scopus-author-id7102247228
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationaef5e087-1fa9-4c43-9d90-18eabd9c1514
relation.isAuthorOfPublication8ef45a96-b9be-4e7d-8aaf-a31ada2ca509
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery8ef45a96-b9be-4e7d-8aaf-a31ada2ca509
relation.isProjectOfPublication5c2d2c13-6760-4a54-b929-7eda90e0c60b
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery5c2d2c13-6760-4a54-b929-7eda90e0c60b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AP_37(2)_119.pdf
Size:
93.22 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: