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- Frequência sexual e variabilidade da frequência cardíaca numa amostra não-clínica : resultados preliminaresPublication . Gomes, Sabrina; Costa, Rui Miguel; Mangia, Paula Galvão; Pestana, José; Coelho, Mafalda Pinto; Correia, CatarinaResumo: Maior frequência coital tem-se associado a maior desvio padrão da frequência cardíaca, um parâmetro da variabilidade da frequência cardíaca (VFC) que pode expressar maior actividade simpática e parassimpática. No presente estudo examinaram-se associações de diversos parâmetros da VFC com a satisfação sexual e a frequência de vários comportamentos sexuais. Sessenta homens e 85 mulheres relataram a sua satisfação sexual com a respectiva subescala da LiSat (Life Satisfaction) scale e qual a frequência em dias no mês precedente de coito vaginal, sexo não coital e masturbação. Os parâmetros da VFC foram calculados a partir de cinco minutos de ECG em repouso (desvio padrão da frequência cardíaca, desvio padrão dos intervalos entre batidas cardíacas, potência de alta frequência, potência de baixa frequência e razão entre baixa e alta frequência). A frequência coital associou-se a maior desvio padrão da frequência cardíaca na amostra feminina, mas não na masculina. A frequência coital não se correlacionou com nenhum outro parâmetro da VFC. A satisfação sexual não se correlacionou com nenhum parâmetro da VFC. A frequência coital poderá ser facilitada por maior actividade parassimpática a par duma moderadamente elevada actividade simpática cardíaca.
- Humiliation Inventory : adaptation study for Portuguese populationPublication . Francisco M. S. Cardoso; Ramos, Ana C. M.; Hartling, Linda M.Abstract: The objective is to present the adaptation study of the Humiliation Inventory for the Portuguesepopulation. The starting point was Hartling and Luchetta’s version, composed of thirty-two items, distributed by two factors – cumulative humiliation and fear of humiliation. 1116 participants of the general population, Mage=32.25, DPage=11.5, took part in the study. The confirmatory factor analysis did not register satisfactory indexes for a two-factor composition. Consequently, we searched for the alternative models. First, with the principal component analysis, three factors were extracted, corresponding to cumulative humiliation, fear of humiliation and a third factor corresponding to concern/worry about being a victim of humiliation. They explain approximately 72% of total variance and present good reliability. Subsequently, with the CFA we observed that the three-factor model, following respecification, had a very good fit, Satorra-Bentler(factor correction)=1.416, χ2(196)=570.766, χ2/df=2.91, CFI=.984, TLI=.981, RMSEA=.041, CI [.038, .045], SRMR=.028, as well as composite reliability and factorial, convergent and discriminating validities. In conclusion, this version puts forward an additional measure of concern/worry regarding humiliation, which, in the original version, was aggregated into the measure of fear of humiliation. We believe the distinction is due to sample and cultural characteristics.
- Prevalence and predictors of Burnout Syndrome among public elementary school teachersPublication . Carlotto, Mary Sandra; Câmara, Sheila GonçalvesAbstract: Burnout is a psychosocial phenomenon, expression of several crises and disorientation in society, which has been subjecting the many labor sectors to too much tension over the years. The teaching profession is exposed, in the current work context, to a large amount of psychosocial stressors that, if persistent, may lead to Burnout. The aim of this cross-sectional study was to identify the prevalence and the predictors of the Burnout Syndrome (BS) in a random sample of 679 Brazilian teachers from 37 public elementary schools. The instruments were the Spanish Burnout Inventory; the Battery of Psychosocial Risk Assessment; and a questionnaire to assess sociodemographic and occupational variables. There was 7.5% prevalence of Profile 1 SB, and 18.3% of Profile 2 SB. Results point as predictors of Burnout dimensions the variables autonomy, conflict role, ambiguity role, overload, social support, and interpersonal conflicts. Results point predictor models of burnout dimensions composed of psychosocial risks derived from the type of the activity, and of interpersonal risks, with highlight to the variables social support and overload, which are present in all of the dimensions. Suggestions for further studies and implications on the practice are approached.
- Solidão e sintomatologia depressiva na velhicePublication . Faísca, Letícia; Afonso, Rosa Marina; Pereira, Henrique; Patto, Maria Assunção VazResumo: A solidão e a depressão encontram-se relacionadas com o bem-estar psicológico na velhice. Contudo, esta relação não é clara dada a complexidade destas dimensões, nomeadamente da solidão. Este estudo pretende avaliar estas duas dimensões e discutir a sua relação em pessoas idosas, considerando aspetos sociodemográficos. Participaram no estudo 213 pessoas com idades entre os 65 e os 96 anos, sendo a média de idades de 75 anos (DP=6.74). Foram utilizados como instrumentos de avaliação, um questionário sociodemográfico, a Escala de Depressão Geriátrica (GDS) (Pocinho, Farate, Dias, Lee, & Yesavage, 2009) e questões diretas para avaliar a solidão (Paúl, Fonseca, Ribeiro, & Teles, 2006). Os resultados indicam que 26.76% (57) dos indivíduos apresentaram sintomatologia depressiva. Verificaram-se diferenças estatisticamente significativas entre os géneros, níveis de escolaridade, estados civis e condições de vida dos participantes. Relativamente à experiência de solidão, 12.7% (27) dos indivíduos apresentaram solidão. Foram, também, encontradas associações estatisticamente significativas entre a solidão e o género, e o estado civil e as condições de vida dos participantes. Os resultados revelaram uma associação estatisticamente significativa entre a solidão e a sintomatologia depressiva [χ2(2)=35.315; p<0.001)], constatando-se que 35.1% (20) dos participantes apresentam solidão e sintomatologia depressiva. Este estudo alerta para a importância de se perceber a relação entre a solidão e a depressão para que, no desenho de avaliações e intervenções para a velhice, se otimizem as configurações da rede social da pessoa idosa para uma melhoria da sua saúde e qualidade de vida.
- Tradução, adaptação e estudo das propriedades psicométricas da Participation and Environment Measure for Children and Youth (PEM-CY)Publication . Martins, Susana Oliveira; Ferreira, Manuela SanchesResumo: Este estudo teve como objetivos proceder à tradução e adaptação transcultural da PEM-CY: Participation and Environment Measure for Children and Youth, de acordo com os procedimentos recomendados pelos seus autores, e estudar as suas propriedades psicométricas para a população portuguesa. Este instrumento examina a perceção dos pais (ou cuidadores) de crianças com e sem incapacidade, acerca da participação, no que se refere à frequência, ao envolvimento e ao desejo de mudança, em atividades que tipicamente acontecem nos contextos de casa, da escola e da comunidade; examina ainda os fatores ambientais que impactam essa mesma participação. A versão portuguesa da PEM-CY foi preenchida pelos pais de 390 crianças, com idades entre os 5 e os 17 anos, das quais 152 foram reportadas como apresentando algum tipo de incapacidade. Valores de consistência interna nas diferentes escalas e contextos oscilaram entre .67 a .86, com a exceção da escala frequência no contexto escolar. Na fidelidade teste-reteste obtiveram-se valores acima de .68. No que se refere à validade de critério a escala mostrou-se consistente na identificação de diferenças significativas nos resultados dos grupos, com e sem incapacidade, nas diferentes escalas dos contextos estudados. Os resultados apontam a versão portuguesa da PEM-CY como um instrumento válido para a compreensão da participação de crianças com e sem incapacidade nos diferentes contextos, segundo a perceção dos pais.
- Tipologias de funcionamento familiar : do desenvolvimento identitário à perturbação emocional na adolescência e adultez emergentePublication . Prioste, Ana; Tavares, Petra; Magalhães, EuniceResumo: O funcionamento familiar contribui diferentemente para ajustamento psicológico, de acordo com as etapas de desenvolvimento e com as tarefas que lhes estão subjacentes. Através de um desenho quantitativo transversal, e com recurso a uma amostra de 387 participantes com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos (M=20.06, DP=3.21), este estudo pretendeu: identificar as tipologias de funcionamento familiar, a partir das dimensões coesão e conflito; e analisar a associação entre as tipologias de funcionamento familiar, os processos de desenvolvimento da identidade, a etapa desenvolvimental (adolescência e adultez emergente) e a perturbação emocional. Foram identificadas cinco tipologias de funcionamento familiar, correspondentes a famílias: Coesas, Desligadas, Equilibradas, Conflituosas e Emaranhadas. Tendo em conta a literatura, os participantes foram divididos em grupos, consoante a idade (adolescentes e adultos emergentes) e o nível de perturbação emocional (com e sem perturbação emocional). Os resultados mostram associações estatisticamente significativas entre as tipologias de funcionamento familiar, a etapa desenvolvimental, os processos de desenvolvimento da identidade e os grupos com e sem perturbação emocional. Especificamente, os resultados indicam que os adultos emergentes percepcionam o funcionamento das suas famílias como mais Coeso ou Emaranhado, em comparação com os adolescentes; e que o grupo com perturbação emocional percepcionou, maioritariamente, o funcionamento da sua família como Emaranhado. São discutidas as implicações para a prática e para a literatura nas áreas da Psicopatologia do Desenvolvimento e Psicologia da Família.
- Cuidadores de idosos centenários na região da Beira Interior (Portugal)Publication . Afonso, Rosa Marina; Tomaz, Tatiana; Brandão, Daniela; Ribeiro, OscarResumo: O número de centenários regista um aumento sem precedentes nos países desenvolvidos e os seus cuidadores informais são, habitualmente, familiares também com idade avançada. Este estudo pretende explorar a relação entre o bem-estar de cuidadores (qualidade de vida relacionada com a saúde, sobrecarga e satisfação) e as características de centenários enquanto recetores de cuidados. Participaram no estudo 50 díades de cuidados: 12 homens e 38 mulheres cuidadores com uma média de idade de 68.75 anos (DP=8.64) e 50 centenários com idades entre os 100 e os 106 anos (M=101.08; DP=1.43). Foi utilizado o protocolo de recolha de dados do projeto PT100 – Estudo dos Centenários do Porto. A maioria dos cuidadores são filhos (64%) que dedicam, em média, 15 horas diárias à prestação de cuidados. As mulheres cuidadoras apresentam níveis mais elevados de sobrecarga e uma autoapreciação mais positiva da sua saúde do que os homens cuidadores. Os cuidadores que têm a seu cargo centenários mais dependentes são os que apresentam maior sobrecarga subjetiva. Estes resultados alertam para a necessidade de respostas ao nível da saúde e da comunidade adaptadas às especificidades destes cuidadores que, na sua maioria, se confrontam também com o seu próprio processo de envelhecimento.
- Predictors of school affective engagement during elementary school : a systematic reviewPublication . Ribeiro, Ana Raquel; Pereira, Ana Isabel; Pedro, MartaAbstract: School affective engagement has been extensively studied due to its role in students’ adaptation and success. The present systematic review aims to examine the predictors and associated factors of school affective engagement in elementary school-age children (6-12 years old). This review examined empirical studies published between 1997 and 2017 selected on the basis of pre-defined criteria. Only eight studies were included in this review. The majority of the studies are quantitative and longitudinal presenting an adequate methodological quality. The results indicated a positive association between teacher-student support and student’s school affective engagement. However, other relational predictors were less studied, specifically, peers and family factors. Concerning individual factors, studies were also limited in scope, but research examining the role of children’s gender suggests that girls have higher levels of school positive affective engagement than boys. The scarcity of studies focused on predictors of school affective engagement during elementary school indicate that more studies on this topic are needed. Methodological constraints of the studies included are identified and suggestions for future research are made to further improve this area of research.
- Compreender, raciocinar e resolver problemas : novo instrumento de avaliação cognitivaPublication . Lemos, Gina C.; Almeida, LeandroResumo: A capacidade de um indivíduo utilizar processos cognitivos para compreender, raciocinar e resolver situações concretas é reconhecida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico como decisiva para a prática da cidadania. Um dos contextos privilegiados para essa formação é a Escola, definindo-se nela grande parte dos percursos educativos das crianças e jovens. A Bateria de Aptidões Cognitivas (BAC) é um novo instrumento que visa contribuir para o desenvolvimento de tomadas de decisão vocacional mais circunstanciadas e apoiar níveis diferenciados de desempenho escolar. Apoiada no sólido modelo de inteligência CHC, a BAC propõe-se avaliar três processos cognitivos de complexidade crescente (compreensão, raciocínio, e resolução de problemas) em três conteúdos-chave da capacidade intelectual humana (verbal, numérica e espacial). Construída de base para a população Portuguesa, a Bateria existe em duas versões: uma dirigida a jovens a frequentar os 2.º e 3.º ciclos do ensino básico (BAC_A) e outra, a jovens a frequentar o ensino secundário (BAC_B). O seu estudo de validação, suportado nos dados de precisão, validade de constructo e validade externa confirmam as qualidades psicométricas do instrumento, reforçando a recomendação do seu uso na prática do/a psicólogo/a. O estudo de aferição nacional é composto por uma amostra aleatória e representativa de adolescentes a frequentar escolas públicas de todas as regiões de Portugal (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Sul, arquipélagos da Madeira e Açores), entre o 6.º e o 12.º ano de escolaridade. Além de testada nesta amostra do ensino dito regular, a Bateria foi também estudada, de forma exploratória, em duas subamostras específicas, nomeadamente, Ensino Profissional e Ensino Artístico Especializado.
- O impacto da inteligência cultural no desempenho em contextos organizacionais multiculturaisPublication . Sousa, Aleixo Diogo Rocha; Andrade, Luís José NunesO intuito do presente estudo é analisar o impacto da Inteligência Cultural no Desempenho laboral, bem como averiguar se o efeito do contacto com trabalhadores de outras nacionalidades e a vivência noutros países estabelece uma associação positiva com a Inteligência Cultural. Por fim, decidiu-se verificar se existe um efeito moderador na associação entre a inteligência Cultural e o Desempenho através do contacto com trabalhadores de noutras nacionalidades e da vivência noutros países, através de cinco hipóteses formuladas. A amostra desta investigação contou com a participação voluntária de 163 colaboradores pertencentes à população portuguesa, com locais de trabalho e habilitações literárias distintas. Os resultados obtidos revelam que existe uma associação positiva e significativa entre a Inteligência Cultural e o Desempenho, como já se esperava, e a associação entre o contacto com trabalhadores de outras nacionalidades e o facto de ter vivido noutros países e o desempenho é positiva e significativa. Finalmente, os resultados obtidos indicam que o contacto com trabalhadores de outras nacionalidades e a vivência noutros países não desempenham um papel moderador na associação estabelecida entre a Inteligência Cultural e o Desempenho.