Publication
Teatro Playback Psicoterapêutico: A experiência de um grupo de terapeutas
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | |
datacite.subject.sdg | 03:Saúde de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Gonzalez, Antonio José C. A. | |
dc.contributor.author | Sarmento, Maria Teresa Sousa Araújo de Morais | |
dc.date.accessioned | 2025-02-13T19:26:57Z | |
dc.date.available | 2025-02-13T19:26:57Z | |
dc.date.issued | 2024-12 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para Obtenção de Grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica. | |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo explorar a experiência de um grupo de psicoterapeutas portugueses que concluiu a formação em Teatro Playback Psicoterapêutico (TPP) e em seguida dirigiu grupos terapêuticos. Através de uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas a seis psicoterapeutas, para aceder às suas experiências e perceções. Os resultados indicam que a formação em TPP não apenas enriqueceu as competências profissionais dos terapeutas, promovendo uma maior fluidez e espontaneidade nas intervenções, mas também teve um impacto significativo no seu desenvolvimento pessoal, aumentando a sensibilidade emocional e a capacidade de empatia. Os participantes relataram uma experiência vivencial que favoreceu a criação de laços de apoio e confiança, fundamentais para o trabalho terapêutico em grupo. Além disso, foram identificadas limitações e desafios na implementação do TPP, como a resistência inicial de alguns pacientes e a necessidade de uma preparação cuidadosa dos grupos. Este estudo é pioneiro na análise do TPP, tanto a nível nacional como internacional, contribuindo para o reconhecimento da sua relevância e potencial no campo das psicoterapias de grupo, ao mesmo tempo que abre caminho para futuras investigações sobre a eficácia e aplicabilidade do TPP em diferentes contextos clínicos. | por |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This study aims to explore the experiences of a group of Portuguese psychotherapists who completed training in Psychotherapeutic Playback Theatre (PPT) and subsequently led therapeutic groups. Through a qualitative approach, interviews were conducted with six psychotherapists to access their experiences and perceptions. The findings indicate that PPT training not only enhanced the therapists' professional competencies, fostering greater fluidity and spontaneity in their interventions, but also had a significant impact on their personal development, increasing emotional sensitivity and capacity for empathy. Participants reported an experiential process that supported the creation of bonds of trust and support, fundamental to group therapeutic work. Additionally, limitations and challenges in implementing PPT were identified, such as the initial resistance from some patients and the need for careful group preparation. This study is a pioneering analysis of PPT at both national and international levels, contributing to the recognition of its relevance and potential in the field of group psychotherapies, while paving the way for future research on the efficacy and applicability of PPT across different clinical contexts. | por |
dc.identifier.tid | 203803795 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/13399 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | |
dc.subject | Teatro Playback Psicoterapêutico | |
dc.subject | formação | |
dc.subject | psicoterapia | |
dc.subject | arteterapia | |
dc.subject | desenvolvimento profissional | |
dc.subject | empatia | |
dc.subject | Psychotherapeutic Playback Theatre | |
dc.subject | Training | |
dc.subject | Psychotherapy | |
dc.subject | Art therapy | |
dc.subject | Professional development | |
dc.subject | Empathy | |
dc.title | Teatro Playback Psicoterapêutico: A experiência de um grupo de terapeutas | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia Clínica |