Repository logo
 
Publication

Teatro Playback Psicoterapêutico: A experiência de um grupo de terapeutas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologia
datacite.subject.sdg03:Saúde de Qualidade
dc.contributor.advisorGonzalez, Antonio José C. A.
dc.contributor.authorSarmento, Maria Teresa Sousa Araújo de Morais
dc.date.accessioned2025-02-13T19:26:57Z
dc.date.available2025-02-13T19:26:57Z
dc.date.issued2024-12
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para Obtenção de Grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo explorar a experiência de um grupo de psicoterapeutas portugueses que concluiu a formação em Teatro Playback Psicoterapêutico (TPP) e em seguida dirigiu grupos terapêuticos. Através de uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas a seis psicoterapeutas, para aceder às suas experiências e perceções. Os resultados indicam que a formação em TPP não apenas enriqueceu as competências profissionais dos terapeutas, promovendo uma maior fluidez e espontaneidade nas intervenções, mas também teve um impacto significativo no seu desenvolvimento pessoal, aumentando a sensibilidade emocional e a capacidade de empatia. Os participantes relataram uma experiência vivencial que favoreceu a criação de laços de apoio e confiança, fundamentais para o trabalho terapêutico em grupo. Além disso, foram identificadas limitações e desafios na implementação do TPP, como a resistência inicial de alguns pacientes e a necessidade de uma preparação cuidadosa dos grupos. Este estudo é pioneiro na análise do TPP, tanto a nível nacional como internacional, contribuindo para o reconhecimento da sua relevância e potencial no campo das psicoterapias de grupo, ao mesmo tempo que abre caminho para futuras investigações sobre a eficácia e aplicabilidade do TPP em diferentes contextos clínicos.por
dc.description.abstractABSTRACT: This study aims to explore the experiences of a group of Portuguese psychotherapists who completed training in Psychotherapeutic Playback Theatre (PPT) and subsequently led therapeutic groups. Through a qualitative approach, interviews were conducted with six psychotherapists to access their experiences and perceptions. The findings indicate that PPT training not only enhanced the therapists' professional competencies, fostering greater fluidity and spontaneity in their interventions, but also had a significant impact on their personal development, increasing emotional sensitivity and capacity for empathy. Participants reported an experiential process that supported the creation of bonds of trust and support, fundamental to group therapeutic work. Additionally, limitations and challenges in implementing PPT were identified, such as the initial resistance from some patients and the need for careful group preparation. This study is a pioneering analysis of PPT at both national and international levels, contributing to the recognition of its relevance and potential in the field of group psychotherapies, while paving the way for future research on the efficacy and applicability of PPT across different clinical contexts.por
dc.identifier.tid203803795
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/13399
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectTeatro Playback Psicoterapêutico
dc.subjectformação
dc.subjectpsicoterapia
dc.subjectarteterapia
dc.subjectdesenvolvimento profissional
dc.subjectempatia
dc.subjectPsychotherapeutic Playback Theatre
dc.subjectTraining
dc.subjectPsychotherapy
dc.subjectArt therapy
dc.subjectProfessional development
dc.subjectEmpathy
dc.titleTeatro Playback Psicoterapêutico: A experiência de um grupo de terapeutaspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínica

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
26650_Maria_Sarmento_dissertação.pdf
Size:
921.26 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: