Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Teatro Playback PsicoterapĂȘutico: A experiĂȘncia de um grupo de terapeutas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
26650_Maria_Sarmento_dissertação.pdf921.26 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este estudo tem como objetivo explorar a experiĂȘncia de um grupo de psicoterapeutas portugueses que concluiu a formação em Teatro Playback PsicoterapĂȘutico (TPP) e em seguida dirigiu grupos terapĂȘuticos. AtravĂ©s de uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas a seis psicoterapeutas, para aceder Ă s suas experiĂȘncias e perceçÔes. Os resultados indicam que a formação em TPP nĂŁo apenas enriqueceu as competĂȘncias profissionais dos terapeutas, promovendo uma maior fluidez e espontaneidade nas intervençÔes, mas tambĂ©m teve um impacto significativo no seu desenvolvimento pessoal, aumentando a sensibilidade emocional e a capacidade de empatia. Os participantes relataram uma experiĂȘncia vivencial que favoreceu a criação de laços de apoio e confiança, fundamentais para o trabalho terapĂȘutico em grupo. AlĂ©m disso, foram identificadas limitaçÔes e desafios na implementação do TPP, como a resistĂȘncia inicial de alguns pacientes e a necessidade de uma preparação cuidadosa dos grupos. Este estudo Ă© pioneiro na anĂĄlise do TPP, tanto a nĂ­vel nacional como internacional, contribuindo para o reconhecimento da sua relevĂąncia e potencial no campo das psicoterapias de grupo, ao mesmo tempo que abre caminho para futuras investigaçÔes sobre a eficĂĄcia e aplicabilidade do TPP em diferentes contextos clĂ­nicos.
ABSTRACT: This study aims to explore the experiences of a group of Portuguese psychotherapists who completed training in Psychotherapeutic Playback Theatre (PPT) and subsequently led therapeutic groups. Through a qualitative approach, interviews were conducted with six psychotherapists to access their experiences and perceptions. The findings indicate that PPT training not only enhanced the therapists' professional competencies, fostering greater fluidity and spontaneity in their interventions, but also had a significant impact on their personal development, increasing emotional sensitivity and capacity for empathy. Participants reported an experiential process that supported the creation of bonds of trust and support, fundamental to group therapeutic work. Additionally, limitations and challenges in implementing PPT were identified, such as the initial resistance from some patients and the need for careful group preparation. This study is a pioneering analysis of PPT at both national and international levels, contributing to the recognition of its relevance and potential in the field of group psychotherapies, while paving the way for future research on the efficacy and applicability of PPT across different clinical contexts.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para Obtenção de Grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.

Keywords

Teatro Playback PsicoterapĂȘutico formação psicoterapia arteterapia desenvolvimento profissional empatia Psychotherapeutic Playback Theatre Training Psychotherapy Art therapy Professional development Empathy

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue