Publication
Fatores contribuitivos do sucesso da integração escolar de alunos com necessidades especiais: Percepção de professores com funções directivas
dc.contributor.advisor | Morgado, José | por |
dc.contributor.author | Silva, Aglae Castro da | |
dc.date.accessioned | 2011-09-28T20:01:37Z | |
dc.date.available | 2011-09-28T20:01:37Z | |
dc.date.issued | 2002 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional | por |
dc.description.abstract | A entrada de uma criança com necessidades educativas especiais na escola provoca reações diferentes que variam desde a completa rejeição à aceitação incondicional, tanto da parte dos professores, funcionários administrativos até o corpo discente e pais . Partindo-se desse pressuposto, o objetivo desta pesquisa é verificar como as equipes com funções diretivas percebem essas crianças, quais suas perspectivas quanto às atividade docentes e as modificações metodológicas e arquitetônicas que devem ser realizadas para atender esses alunos e como os pais podem participar desse processo. Para esse estudo exploratório descritivo - analítico usou-se como amostra de investigação, diretores, vice -diretores e supervisores de escolas municipais da cidade de Guaiba no RS. O instrumento usado para a coleta de dados foi um questionário sobre "integração escolar" com duas partes, sendo a primeira com seis itens sobre as características pessoais e profissionais dos professores e a segunda sobre suas opiniões a respeito da integração escolar, sendo essa parte com itens de escolha única. Tratando-se de uma população, uma vez que dos 50 professores, 45 responderam ao questionário, optou-se pelo uso do Teste de Kruskal-Wallis e de Mann-Whitney com o intuito de tornar a interpretação dos dados mais objetiva. Constatou-se que os professores mais jovens dão importância significativamente menor para a participação dos pais e para a receptividade da equipe diretiva e que, professores com mais tempo de serviço docente tendem a dar menor importância a características pessoais do professor. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/921 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | por |
dc.subject | Psicologia educacional | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Atitudes dos professores | por |
dc.subject | Integração social | por |
dc.subject | Educational psychology | por |
dc.subject | Inclusions | por |
dc.subject | Special education | por |
dc.subject | Teaching | por |
dc.subject | Teaching attitudes | por |
dc.subject | Instruments | por |
dc.subject | Social integration | por |
dc.title | Fatores contribuitivos do sucesso da integração escolar de alunos com necessidades especiais: Percepção de professores com funções directivas | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |