Repository logo
 
Publication

Fatores contribuitivos do sucesso da integração escolar de alunos com necessidades especiais: Percepção de professores com funções directivas

dc.contributor.advisorMorgado, Josépor
dc.contributor.authorSilva, Aglae Castro da
dc.date.accessioned2011-09-28T20:01:37Z
dc.date.available2011-09-28T20:01:37Z
dc.date.issued2002
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia Educacionalpor
dc.description.abstractA entrada de uma criança com necessidades educativas especiais na escola provoca reações diferentes que variam desde a completa rejeição à aceitação incondicional, tanto da parte dos professores, funcionários administrativos até o corpo discente e pais . Partindo-se desse pressuposto, o objetivo desta pesquisa é verificar como as equipes com funções diretivas percebem essas crianças, quais suas perspectivas quanto às atividade docentes e as modificações metodológicas e arquitetônicas que devem ser realizadas para atender esses alunos e como os pais podem participar desse processo. Para esse estudo exploratório descritivo - analítico usou-se como amostra de investigação, diretores, vice -diretores e supervisores de escolas municipais da cidade de Guaiba no RS. O instrumento usado para a coleta de dados foi um questionário sobre "integração escolar" com duas partes, sendo a primeira com seis itens sobre as características pessoais e profissionais dos professores e a segunda sobre suas opiniões a respeito da integração escolar, sendo essa parte com itens de escolha única. Tratando-se de uma população, uma vez que dos 50 professores, 45 responderam ao questionário, optou-se pelo uso do Teste de Kruskal-Wallis e de Mann-Whitney com o intuito de tornar a interpretação dos dados mais objetiva. Constatou-se que os professores mais jovens dão importância significativamente menor para a participação dos pais e para a receptividade da equipe diretiva e que, professores com mais tempo de serviço docente tendem a dar menor importância a características pessoais do professor.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/921
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.subjectPsicologia educacionalpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectAtitudes dos professorespor
dc.subjectIntegração socialpor
dc.subjectEducational psychologypor
dc.subjectInclusionspor
dc.subjectSpecial educationpor
dc.subjectTeachingpor
dc.subjectTeaching attitudespor
dc.subjectInstrumentspor
dc.subjectSocial integrationpor
dc.titleFatores contribuitivos do sucesso da integração escolar de alunos com necessidades especiais: Percepção de professores com funções directivaspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM SILV-AC1.pdf
Size:
3.78 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: