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Authors
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Abstract(s)
A entrada de uma criança com necessidades educativas especiais na escola provoca reações diferentes que variam desde a completa rejeição à aceitação incondicional, tanto da parte dos professores, funcionários administrativos até o corpo discente e pais . Partindo-se desse pressuposto, o objetivo desta pesquisa é verificar como as equipes com funções diretivas percebem essas crianças, quais suas perspectivas quanto às atividade docentes e as modificações metodológicas e arquitetônicas que devem ser realizadas para atender esses alunos e como os pais podem participar desse processo. Para esse estudo exploratório descritivo - analítico usou-se como amostra de investigação, diretores, vice -diretores e supervisores de escolas municipais da cidade de Guaiba no RS. O instrumento usado para a coleta de dados foi um questionário sobre "integração escolar" com duas partes, sendo a primeira com seis itens sobre as características pessoais e profissionais dos professores e a segunda sobre suas opiniões a respeito da integração escolar, sendo essa parte com itens de escolha única. Tratando-se de uma população, uma vez que dos 50 professores, 45 responderam ao questionário, optou-se pelo uso do Teste de Kruskal-Wallis e de Mann-Whitney com o intuito de tornar a interpretação dos dados mais objetiva. Constatou-se que os professores mais jovens dão importância significativamente menor para a participação dos pais e para a receptividade da equipe diretiva e que, professores com mais tempo de serviço docente tendem a dar menor importância a características pessoais do professor.
Description
Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
Keywords
Psicologia educacional Inclusão Educação especial Ensino Atitudes dos professores Integração social Educational psychology Inclusions Special education Teaching Teaching attitudes Instruments Social integration
Citation
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada