Publication
Aprendizagem da leitura e da escrita no Pré-escolar : Contributo dos educadores para a aprendizagem da leitura e da escrita
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves | |
dc.contributor.author | Santos, Ana Rui Teodoro | |
dc.date.accessioned | 2022-01-26T13:27:13Z | |
dc.date.available | 2022-01-26T13:27:13Z | |
dc.date.issued | 2021-10-28 | |
dc.description | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Préescolar, | pt_PT |
dc.description.abstract | A leitura é uma competência essencial para o desenvolvimento integral do indivíduo e um instrumento fundamental para o exercício de uma cidadania plena, na sociedade. Por isso, desenvolver esta competência precocemente é prover a criança de meios que lhe permitem um percurso académico de sucesso e uma vida futura autónoma e capacitada. Com este trabalho, pretendemos demonstrar os benefícios da introdução precoce da leitura e da escrita em contexto pré-escolar. Dinamizámos em sala atividades simples de abordagem destas competências que, de caráter lúdico-pedagógico, que envolveu educadores, auxiliares, crianças e famílias, com a finalidade de promover o contacto com o livro e desenvolver a expressão e a criatividade. A atividade partiu de um exercício de leitura e culminou na realização de um livro realizado pelas crianças. O jardim de infância, como base de toda a escolaridade, tem a função de fomentar o contacto com o livro e desenvolver as competências linguísticas e cognitivas da criança. O projeto aqui apresentado, “Ler é Ganhar Asas para o Mundo”, tem por base uma atividade simples, mas significativa que teve como objetivo principal a criação de pequenos grandes leitores, como forma de desenvolver competências essências, sem esquecer o aspeto lúdico-pedagógico. | pt_PT |
dc.description.abstract | Reading is an essential skill for the integral development of the individual and a fundamental instrument for the exercise of full citizenship in society. Therefore, developing this skill early on is to provide the child with the means for a successful academic career and an autonomous and empowered future life. With this work, we intend to demonstrate the benefits of the early introduction of reading and writing in a preschool context. We organized simple activities in the classroom to approach these skills, of a playful-pedagogical nature, which involved educators, assistants, children and families, with the aim of promoting contact with books and developing expression and creativity. The activity started with a reading exercise and culminated in the production of a book by the children. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202834425 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/8454 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Leitura | pt_PT |
dc.subject | Escrita | pt_PT |
dc.subject | Competências | pt_PT |
dc.subject | Educador | pt_PT |
dc.subject | Jardim de infância | pt_PT |
dc.subject | Reading | pt_PT |
dc.subject | Writing | pt_PT |
dc.subject | Skills | pt_PT |
dc.subject | Educator | pt_PT |
dc.subject | Kindergarten | pt_PT |
dc.title | Aprendizagem da leitura e da escrita no Pré-escolar : Contributo dos educadores para a aprendizagem da leitura e da escrita | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1