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- Aprendizagem da leitura e da escrita no Pré-escolar : Contributo dos educadores para a aprendizagem da leitura e da escritaPublication . Santos, Ana Rui Teodoro; Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesA leitura é uma competência essencial para o desenvolvimento integral do indivíduo e um instrumento fundamental para o exercício de uma cidadania plena, na sociedade. Por isso, desenvolver esta competência precocemente é prover a criança de meios que lhe permitem um percurso académico de sucesso e uma vida futura autónoma e capacitada. Com este trabalho, pretendemos demonstrar os benefícios da introdução precoce da leitura e da escrita em contexto pré-escolar. Dinamizámos em sala atividades simples de abordagem destas competências que, de caráter lúdico-pedagógico, que envolveu educadores, auxiliares, crianças e famílias, com a finalidade de promover o contacto com o livro e desenvolver a expressão e a criatividade. A atividade partiu de um exercício de leitura e culminou na realização de um livro realizado pelas crianças. O jardim de infância, como base de toda a escolaridade, tem a função de fomentar o contacto com o livro e desenvolver as competências linguísticas e cognitivas da criança. O projeto aqui apresentado, “Ler é Ganhar Asas para o Mundo”, tem por base uma atividade simples, mas significativa que teve como objetivo principal a criação de pequenos grandes leitores, como forma de desenvolver competências essências, sem esquecer o aspeto lúdico-pedagógico.
- Meios de comunicação com as famíliasPublication . Roquette, Constança Borges de Carvalho Ferreira; Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Supervisionada em Jardim de Infância, integrada no mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) tendente ao grau de Mestre em EPE no ISPA- Instituto Universitário. A Prática Supervisionada em Jardim de Infância decorreu numa instituição privada, numa sala com um grupo heterogéneo. As questões de partida surgiram do interesse e curiosidade de aprofundar que tipos de meios são mais utilizados na comunicação com as famílias e quais as vantagens e desvantagens no seu uso, quer para os profissionais, como para as famílias. O estudo teve por base uma metodologia qualitativa, recorrendo a instrumentos como observação, pesquisa, e notas de campo. Com as leituras realizadas foi possível aprofundar conhecimentos sobre a temática em estudo, destacando as barreiras de comunicação entre a escola e a família, a importância da envolvência dos pais no Jardim de Infância. Na minha prática pude verificar que a comunicação em tempos de pandemia teve de ser reajustada, deixando de haver contato físico, passando a contato virtual. É certo que esta instituição usa muito as plataformas digitais, mas se antes era frequente, com a pandemia passou a ser usual de forma que os pais tivessem todas as ferramentas necessárias para acompanhar os desenvolvimentos dos seus filhos.