Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Aprendizagem da leitura e da escrita no Pré-escolar : Contributo dos educadores para a aprendizagem da leitura e da escrita

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
25635.pdf1.5 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A leitura é uma competência essencial para o desenvolvimento integral do indivíduo e um instrumento fundamental para o exercício de uma cidadania plena, na sociedade. Por isso, desenvolver esta competência precocemente é prover a criança de meios que lhe permitem um percurso académico de sucesso e uma vida futura autónoma e capacitada. Com este trabalho, pretendemos demonstrar os benefícios da introdução precoce da leitura e da escrita em contexto pré-escolar. Dinamizámos em sala atividades simples de abordagem destas competências que, de caráter lúdico-pedagógico, que envolveu educadores, auxiliares, crianças e famílias, com a finalidade de promover o contacto com o livro e desenvolver a expressão e a criatividade. A atividade partiu de um exercício de leitura e culminou na realização de um livro realizado pelas crianças. O jardim de infância, como base de toda a escolaridade, tem a função de fomentar o contacto com o livro e desenvolver as competências linguísticas e cognitivas da criança. O projeto aqui apresentado, “Ler é Ganhar Asas para o Mundo”, tem por base uma atividade simples, mas significativa que teve como objetivo principal a criação de pequenos grandes leitores, como forma de desenvolver competências essências, sem esquecer o aspeto lúdico-pedagógico.
Reading is an essential skill for the integral development of the individual and a fundamental instrument for the exercise of full citizenship in society. Therefore, developing this skill early on is to provide the child with the means for a successful academic career and an autonomous and empowered future life. With this work, we intend to demonstrate the benefits of the early introduction of reading and writing in a preschool context. We organized simple activities in the classroom to approach these skills, of a playful-pedagogical nature, which involved educators, assistants, children and families, with the aim of promoting contact with books and developing expression and creativity. The activity started with a reading exercise and culminated in the production of a book by the children.

Description

Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Préescolar,

Keywords

Leitura Escrita Competências Educador Jardim de infância Reading Writing Skills Educator Kindergarten

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue