Repository logo
 
Publication

Estudo das qualidades psicométricas do SCSI (Schoolagers’ Coping Strategies Inventory) numa população portuguesa

dc.contributor.authorLima, Lígia
dc.contributor.authorLemos, Marina Serra de
dc.contributor.authorGuerra, Marina Prista
dc.date.accessioned2018-09-07T18:18:08Z
dc.date.available2018-09-07T18:18:08Z
dc.date.issued2002
dc.description.abstractNeste artigo é descrita a adaptação e avaliação psicométrica do Schoolagers’ Coping Strategies Inventory (Ryan-Wenger, 1990) numa amostra de crianças entre os 8 e os 12 anos de idade. Procurou-se ainda caracterizar as estratégias de coping em crianças e pré- -adolescentes, examinar o seu desenvolvimento e diferenças de sexo. A versão portuguesa demonstrou possuir qualidades psicométricas satisfatórias e o instrumentou revelou possuir três sub-escalas, correspondentes a três tipos de estratégias de coping que podem ser conceptualmente definidas como de distracção cognitiva-comportamental, de acting-out e activas. Os resultados obtidos sugerem que as crianças e pré-adolescentes utilizam grande variedade de estratégias de coping, sendo as mais salientes as do tipo distracção cognitivo-comportamental e as menos salientes, as do tipo acting out. Pudemos ainda constatar que à medida que, as crianças crescem, vão utilizando menos estratégias do tipo distracção cognitivo-comportamental e, simultaneamente, vão-nas considerando como menos eficazes para lidar com os seus problemas. Foram também encontradas diferenças de sexo, no sentido em que as raparigas tendem a percepcionar as estratégias activas como sendo mais eficazes do que os rapazes. Já estes últimos recorrem mais às estratégias do tipo acting-out e percepcionam-nas também como mais eficazespt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This article describes the adaptation and the psychometric study of the Schoolagers’ Coping Strategies Inventory (Ryan-Wenger, 1990) in a sample of Portuguese children aged 8 to 12. The authors also aimed to describe the children´s coping strategies and to examine age and gender differences. The Portuguese version of SCSI has good psychometric properties and results revealed a three-factor structure, corresponding to three types of coping strategies, which can be conceptualised as cognitive-behavioural distraction, acting out and active strategies. Results also showed that children and pre-adolescents use a wide variety of coping strategies, and that there are different patterns of use according to age and genderpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAnalise Psicologica, XX(4), 555-570pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6591
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectCopingpt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectEscalas de avaliaçãopt_PT
dc.subjectCopingpt_PT
dc.subjectSchoolage childrenpt_PT
dc.subjectInventoriespt_PT
dc.titleEstudo das qualidades psicométricas do SCSI (Schoolagers’ Coping Strategies Inventory) numa população portuguesapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage570pt_PT
oaire.citation.issue4pt_PT
oaire.citation.startPage555pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume20pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AP_20(4)_555.pdf
Size:
62.93 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: