Publication
Estudo das qualidades psicométricas do SCSI (Schoolagers’ Coping Strategies Inventory) numa população portuguesa
dc.contributor.author | Lima, Lígia | |
dc.contributor.author | Lemos, Marina Serra de | |
dc.contributor.author | Guerra, Marina Prista | |
dc.date.accessioned | 2018-09-07T18:18:08Z | |
dc.date.available | 2018-09-07T18:18:08Z | |
dc.date.issued | 2002 | |
dc.description.abstract | Neste artigo é descrita a adaptação e avaliação psicométrica do Schoolagers’ Coping Strategies Inventory (Ryan-Wenger, 1990) numa amostra de crianças entre os 8 e os 12 anos de idade. Procurou-se ainda caracterizar as estratégias de coping em crianças e pré- -adolescentes, examinar o seu desenvolvimento e diferenças de sexo. A versão portuguesa demonstrou possuir qualidades psicométricas satisfatórias e o instrumentou revelou possuir três sub-escalas, correspondentes a três tipos de estratégias de coping que podem ser conceptualmente definidas como de distracção cognitiva-comportamental, de acting-out e activas. Os resultados obtidos sugerem que as crianças e pré-adolescentes utilizam grande variedade de estratégias de coping, sendo as mais salientes as do tipo distracção cognitivo-comportamental e as menos salientes, as do tipo acting out. Pudemos ainda constatar que à medida que, as crianças crescem, vão utilizando menos estratégias do tipo distracção cognitivo-comportamental e, simultaneamente, vão-nas considerando como menos eficazes para lidar com os seus problemas. Foram também encontradas diferenças de sexo, no sentido em que as raparigas tendem a percepcionar as estratégias activas como sendo mais eficazes do que os rapazes. Já estes últimos recorrem mais às estratégias do tipo acting-out e percepcionam-nas também como mais eficazes | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This article describes the adaptation and the psychometric study of the Schoolagers’ Coping Strategies Inventory (Ryan-Wenger, 1990) in a sample of Portuguese children aged 8 to 12. The authors also aimed to describe the children´s coping strategies and to examine age and gender differences. The Portuguese version of SCSI has good psychometric properties and results revealed a three-factor structure, corresponding to three types of coping strategies, which can be conceptualised as cognitive-behavioural distraction, acting out and active strategies. Results also showed that children and pre-adolescents use a wide variety of coping strategies, and that there are different patterns of use according to age and gender | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Analise Psicologica, XX(4), 555-570 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/6591 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Coping | pt_PT |
dc.subject | Crianças | pt_PT |
dc.subject | Escalas de avaliação | pt_PT |
dc.subject | Coping | pt_PT |
dc.subject | Schoolage children | pt_PT |
dc.subject | Inventories | pt_PT |
dc.title | Estudo das qualidades psicométricas do SCSI (Schoolagers’ Coping Strategies Inventory) numa população portuguesa | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 570 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 4 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 555 | pt_PT |
oaire.citation.title | Análise Psicológica | pt_PT |
oaire.citation.volume | 20 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |